O Instituto Helena Greco, declarou sua solidariedade ao Jornal A Nova Democracia, nota publicada pelo Instituto Helena Greco. A declaração denuncia a censura sionista da plataforma imperialista YouTube feita contra o trabalho jornalístico de AND. Na mesma mensagem é declarada homenagem ao amado e eterno diretor do Jornal A Nova Democracia, o professor Fausto Arruda. Reproduzimos na íntegra a nota do Instituto:
SOLIDARIEDADE AO JORNAL A NOVA DEMOCRACIA
O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania manifesta veemente repúdio à investida sionista do YouTube contra o jornal A Nova Democracia (AND).
O AND (@anovademocracia_br) foi fundado em 2002. É referência de imprensa independente, democrática e popular. O jornal manteve por mais de 15 anos um canal no YouTube. No dia 15 de janeiro deste ano, o YouTube o baniu sumariamente da plataforma por conta da combativa cobertura diária do jornal sobre a resistência do Povo Palestino contra o Estado nazissionista de Israel – terrorista, genocida, colonial e racista. O YouTube proibiu o jornal de baixar seu próprio acervo: mais de 15 anos de registros históricos sobre as lutas populares contra o terrorismo de Estado.
Hoje foi aprovada uma liminar favorável que obriga a megaempresa a reabrir o acervo do jornal: conquista do AND, dos advogados da causa e da campanha de apoio com dezenas de adesões de militantes, movimentos, organizações e entidades progressistas e anticapitalistas.
É extraordinário o acervo do jornal, agora resgatado. Abrange as lutas da classe trabalhadora no campo e na cidade. Contém a luta dos povos indígenas e do povo negro contra o genocídio institucionalizado. Cobre as chacinas periódicas e a violência policial cotidiana nas favelas e periferias. Mostra as Jornadas de Junho de 2013, com imagens belíssimas da expulsão de um caveirão por jovens manifestantes periféricos (Rio de Janeiro, 20/06/2013).
Também hoje recebemos com consternação a notícia do falecimento do Professor Fausto Arruda, fundador e diretor-geral do AND. Ele é um daqueles companheiros imprescindíveis: dedicou a vida inteira à luta contra todas as formas de exploração e opressão – pelo socialismo. Forte abraço de solidariedade aos seus familiares, camaradas e amigos.
LONGA VIDA AO JORNAL A NOVA DEMOCRACIA!
COMPANHEIRO PROFESSOR FAUSTO ARRUDA: PRESENTE NA LUTA, HOJE E SEMPRE!
Belo Horizonte, 19 de fevereiro de 2025
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos – BH/MG