A luta por moradia digna continua a mobilizar os moradores da Ocupação Eliana Silva, organizada pelo MLB- Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, localizada no Barreiro, em Belo Horizonte.
Após 12 anos de resistência e construção comunitária, a ocupação recebeu uma ordem judicial de “reintegração de posse” nesta semana, ameaçando deixar mais de 1.000 pessoas sem moradia.
Com 311 casas construídas em uma área que antes era apenas um grande terreno vago, a comunidade se vê agora à mercê de uma decisão que ignora o estabelecimento das famílias na região. Os moradores defendem que a ocupação já está consolidada e exigem posicionamento da prefeitura pela suspensão da ordem de despejo.
A prefeitura firma que “o imóvel ocupado não pertence ao Município de Belo Horizonte e a ação é entre o proprietário e os ocupantes”, desconsiderando as necessidades urgentes da população que ali reside.
A recusa em participar de uma mediação sobre a reintegração revela a falta de compromisso da prefeitura de BH em garantir o direito básico de moradia, tão “defendido” pelo atual prefeito Fuad durante o último episódio da farsa eleitoral.
A tensão cresce à medida que não há uma data definida para a ação policial, que pode acontecer a qualquer momento. A insegurança aumenta entre os moradores, que temem pela desestruturação de suas vidas após mais de uma década de luta.
A resistência é o único caminho vislumbrado por aqueles que se uniram em torno do sonho comum da moradia digna. Com base em alguns relatos e comentários nas redes sociais, os moradores da Ocupação Eliana Silva afirmam sua determinação em lutar pelas suas moradias. A situação exige atenção e solidariedade. A luta por moradia digna é uma luta por um direito básico do povo, previsto na própria constituição.