No dia 15 de setembro, moradores do município de São João Del Rei, cidade a 187 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, ocuparam a portaria da viação Presidente, que é a responsável pelo transporte público na região.
O ato contou com a presença de moradores e trabalhadores da empresa que cobraram pagamentos atrasados. Moradores denunciaram que há uma série de irregularidades na relação entre a empresa e o serviço prestado. Entre as irregularidades, está o aumento abusivo da tarifa, que é superior ao combinado, incompatível à qualidade dos ônibus e a não cobrança de impostos por parte da prefeitura à empresa, garantindo a ampliação do lucro dos empresários donos da viação.
Manifestantes revoltados com descaso e a roubalheira por parte da prefeitura e empresários colocaram fogo em objetos, fechando a pista. Tal forma de protesto busca dar visibilidade a falta de uma política efetiva de mobilidade urbana/rural no município.
Trabalhadores e moradores incendeiam objetos em frente portão de empresa de transporte público, em São João Del Rei. Foto: Frente Brasil Popular/MG