Nota da Redação: Reproduzimos comunicado do Comitê de Apoio Luta Camponesa Combativa que traz a denúncia gravíssima do cerco que ocorre nesta manhã de 21 de novembro ao Acampamento Nova Cachoeirinha em Verdelândia, no Norte de Minas Gerais, pela Polícia Militar do gerenciamento estadual de Fernando Pimentel/PT.
Os camponeses do Acampamento Nova Cachoeirinha denunciaram que a PM de Janaúba chegou pela noite do dia 20 no Acampamento e relataram que durante toda a madrugada as famílias foram atacadas a bomba de efeito moral, assediadas pelos holofotes das viaturas e ameaçadas pelas tropas da polícia, segundo informações, mais de 100 policiais estão cercando o Acampamento.
Um companheiro infartado passou mal e foi retirado às pressas pelos companheiros. Algumas pessoas idosas e doentes tiveram que se retirar pela mata, receosas de represálias.
Também as famílias da Comunidade Vitória, vizinha do Acampamento que prestou solidariedade aos companheiros foram atacadas a bombas e intimidadas durante a madrugada, os policiais ameaçaram quem saísse de casa.
Até agora nenhum órgão compareceu ao lugar para verificar as condições das famílias e apurar todas essas arbitrariedades, só ficam ligando para o Comitê de Apoio em Montes Claros, enquanto todas essas arbitrariedades são cometidas pela PM contra homens, mulheres e crianças do Acampamento Nova Cachoeirinha.