Feirantes denunciam más condições na estrutura do Mercado Municipal de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Foto: Banco de Dados AND
Os feirantes que vendem seus produtos no mercado municipal de Montes Claros denunciaram ao Comitê de Apoio ao AND, na segunda quinzena de junho, as péssimas condições em que o mercado se encontra: com muitas goteiras, sem acesso a água para todos – especialmente aos que trabalham nas barracas montadas na entrada –, sem banheiros suficientes que atendam a quem trabalha e frequenta o local (o que existe está em péssimo estado), sem cobertura para as barracas da área externa, além da estrutura precária que tem gerado acidentes, como um bueiro aberto.
Uma semana antes da presença ali do Comitê de Apoio, havia ocorrido um incêndio em um dos boxes, ao que tudo indica, pelas condições precárias na rede elétrica, que se encontra com instalações muito antigas (a fiação é a mesma há mais de 28 anos) e com “gambiarras”, algo visível para quem frequenta o mercado. Apesar disto, os bombeiros buscaram culpar o dono do box, dizendo que o problema estava em sua geladeira, que classificaram como “muito velha”. Conversando com os feirantes próximos ao local do incêndio, verificamos que o hidrante não tem mangueira e que o registro fica desligado. Somente após o início do incêndio os extintores foram trocados. O gerente do mercado municipal nem compareceu ao local no dia do incêndio.
Faltam lâmpadas na parte externa, necessárias, já que a montagem das barracas ocorre ainda de madrugada. Uma feirante informou que ela própria comprou algumas lâmpadas lá instaladas. Além disso, as condições de higiene são péssimas dentro do local e há muitas rachaduras no piso e paredes.
O mercado municipal é um importante ponto turístico e centro comercial de Montes Claros, onde é possível encontrar produtos típicos do Norte de Minas. Além disso, produtores de toda a região vendem alimentos de variados tipos, atendendo às necessidades do povo da cidade e região. A promessa de reforma do local está sempre na pauta de todos os candidatos à prefeitura da cidade, mas basta uma visita ao local para verificar que não passam de promessas eleitoreiras.
Feirantes denunciam más condições na estrutura do Mercado Municipal de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. Foto: Banco de Dados AND