Poucos dias após a denúncia da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do atentado movido pela extrema-direita contra a Área Revolucionária Cleomar Rodrigues, no município de Pedras de Maria da Cruz, diversas pichações foram encontradas em pelo menos quatro cidades da região norte de Minas Gerais.
As pichações têm a mesma consigna: Fora Walter Arantes ladrão de terra! Morte ao latifúndio!
Walter Arantes é o mesmo latifundiário que aparece na nota de denúncia da LCP contra o atentado às terras dos camponeses. A nota diz o seguinte: “Recentemente corre uma informação que a fazenda Pedras de Maria fora vendida para Walter Santana Arantes, o carrasco dos camponeses do Norte de Minas. Este inimigo do povo norte-mineiro está acumulando crimes contra o povo e sua conta está cada dia mais alta, está tentando expulsar os camponeses da Arapuim, porque conta com seu dinheiro para comprar a justiça e os políticos que são seus aliados.”
‘NENHUM ATAQUE PODERÁ DETER A JUSTA LUTA PELA TERRA!’
Em 20 de outubro, os camponeses da Área Revolucionária Cleomar Rodrigues foram vítimas de um atentado que ateou fogo à casa de um camponês, que havia ido até a cidade para fazer compras. Seus pertences, cartazes e parte dos materiais de propaganda da Assembleia Popular local ficaram incinerados. A destruição só não foi maior pois os camponeses vizinhos perceberam e apagaram o fogo.
A LCP denunciou que se trata de uma tentativa de frear a luta pela terra, relacionando o atentado com o assassinato de Cleomar Rodrigues em 22 de outubro de 2014. As pichações mais recentes enviadas por apoiadores à Redação de AND dão conta de que os camponeses em luta não se intimidaram com o covarde ataque.
Editorial semanal – Mobilizar as massas para combater os golpistas
Imagem em destaque: Pichação em Montes Claros. Foto: Banco de Dados AND