No dia 22 de março, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, trabalhadores realizaram uma manifestação após uma ação truculenta da polícia, que resultou no assassinato de um jovem de 16 anos, no bairro Jardim Teresópolis.
O assassinato ocorreu em uma perseguição policial. Segundo a polícia, o jovem havia “apontado objeto semelhante a uma arma”, o que resultou nos disparos. Alguns moradores relatam que o jovem ainda foi alvejado pelas costas.
No mesmo dia, moradores do bairro realizaram uma combativa manifestação, trancando a BR-381 com veículo, pneus e a carga de um caminhão em chamas. A revolta aconteceu prontamente depois da morte da vítima. Por mais de 3 horas, a BR-381 ficou congestionada.
Não é de hoje que o aumento da violência policial escala nesta região de Betim, com diversos relatos diários de moradores e casos de extrema brutalidade contra o povo, como em 2016, no assassinato de Pablo Roberto Nunes de Farias, de 14 anos, em que uma bobina de automóvel foi confundida por uma arma pelos policiais, que deram quatro tiros no adolescente.