Na última segunda-feira, dia 20 de novembro, Dia do Povo Preto, centenas de pessoas se reuniram no centro de Belo Horizonte em uma manifestação convocada pelo Comitê Mineiro de Solidariedade ao Povo Palestino. Durante o ato político, iniciado ao final da tarde, na Praça 7 de Setembro, dezenas de entidades e movimentos populares saudaram a memória do grande líder Zumbi e a justa rebelião do povo palestino.
Diversas falas destacaram como a heroica Resistência Palestina representa o ponto mais agudo e avançado da luta contra o racismo, o colonialismo e o imperialismo. Palavras de ordem como Chega de Chacina! PM na favela e Israel na Palestina! foram entoadas até o local de encerramento do ato, na praça Raul Soares, denunciando a relação entre os genocídios dos jovens pretos no Brasil e dos palestinos combatentes “martirizados” em combate contra o sionismo.
Panfletos distribuídos pela Frente Revolucionária em Defesa dos Direitos do Povo (FRDDP) estampavam ao topo as consignas Viva o Dia do Povo Preto! Viva Zumbi dos Palmares! Palestina Resiste! Palestina Triunfará!, encerrado pelas afirmações: “O heroico povo palestino, dirigido pelo Hamas, comprova que a sua guerra justa, de libertação nacional, é o único caminho verdadeiro para derrotar o colonialismo e o imperialismo! Ontem, hoje e sempre: Rebelar-se é Justo!”. O panfleto pode ser lido na íntegra aqui.