Centenas de pessoas esperam por doações de alimentos em Chelsea, Massachusetts, no dia 28 de Abril. Foto: Charles Krupa/AP
Desde o início da crise econômica e sanitária, agudizada pela pandemia da Covid-19, a fome no USA cresceu em níveis não vistos desde a grande crise do imperialismo de 1929 (“Grande depressão”). Uma pesquisa feita pelo Departamento de Agricultura do USA revelou que a fome atingiu principalmente as famílias com crianças até 12 anos, que sofreram um aumento de 460% na fome em abril de 2020 em relação à 2018. Ao final de Abril, mais de uma em cada cinco famílias no USA, e duas em cada cinco famílias com mães com filhos com até 12 anos, estavam em situação de fome.
O “Estudo do Impacto da Covid” entre outras iniciativas/organizações fizeram perguntas do questionário de segurança alimentar do Departamento de Agricultura do USA no final de Abril de 2020. Foram considerados “inseguros em termos alimentares” (famintos) se o questionado indicasse que as seguintes afirmações foram frequentemente ou por vezes verdadeiras: “A comida que compramos simplesmente não durou e não tínhamos dinheiro suficiente para conseguir mais” e “As crianças da minha casa não estavam a comer o suficiente, porque não tínhamos dinheiro para comprar comida suficiente”.
Em comparação, no mesmo questionário feito em 2018, o aumento de mães que responderam que “as crianças não comem o suficiente, porque não temos dinheiro para comprar comida suficiente nos últimos 12 meses” foi de 460%.
O questionário também revelou que 41% das mães com filhos de 12 anos ou menos declararam insegurança alimentar desde o início da pandemia da Covid-19. A percentagem de mães com filhos de 12 anos ou menos que declararam que “os alimentos que compraram não duraram o suficiente e não tínhamos dinheiro suficiente para conseguir mais” aumentou em 170%.
A fome nas famílias com crianças menores de 18 anos aumentou cerca de 130% de 2018 até abril de 2020. Utilizando o Estudo de Impacto da COVID, constatou-se que 34,5% das famílias com uma criança com 18 anos ou menos estavam em situação de fome no final de Abril de 2020.
Uma fila para almoço em um restaurante comunitário em Minneapolis, Minnesota, no dia 24 de Março. David Joles/Star Tribune/Getty Images