MS: ‘Araguaia, Presente!’ é exibido pela segunda vez em Campo Grande

MS: ‘Araguaia, Presente!’ é exibido pela segunda vez em Campo Grande

Print Friendly, PDF & Email

Na mesa, Breno Moroni, Celso Petit e o professor Fausto Arruda. Foto: Comitê de Apoio ao AND

No dia 19 de setembro, o Comitê de Apoio ao Jornal A Nova Democracia de Campo Grande (MS), em parceria com o Centro Acadêmico de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), organizou uma mesa de debate com a exibição do filme Araguaia, Presente!, de André Queiroz e Arthur Moura.

A exibição contou com um debate com a presença do professor Fausto Arruda (diretor geral do AND), Breno Moroni (ator do filme e irmão de Jana Moroni, guerrilheira desaparecida na região do Araguaia nos anos de 1970) e Celso Petit (acadêmico de História da UFMS e familiar de três desaparecidos da Guerrilha do Araguaia, Maria Lúcia Petit, Lúcio Petit e Jaime Petit).

Araguaia, Presente! já havia sido exibido na capital sul-mato-grossense pela primeira vez em 31 de julho de 2018, porém, nesta ocasião, foi organizada por intermédio do jornal A Nova Democracia. O filme foi seguido por um debate com a fala de abertura feita pelo professor Fausto Arruda, seguida por Breno Moroni e Celso Petit

Fotos dos guerrilheiros do Araguaia foram colados nas paredes durante a exibição do filme. Foto: Comitê de Apoio ao AND

Na atividade foi ressaltada a importância histórica da Guerrilha do Araguaia e o seu desfecho, com o processo de autocrítica feito por seus principais dirigentes, que terminaram executados durante a Chacina da Lapa, em 1976

O debate teve momentos de extrema importância ao elevar o caráter revolucionário sobre a arte em meio ao movimento de massas, sendo que as cerca de 30 pessoas que participaram do evento puderam contribuir com questionamentos e apontamentos sobre o papel da arte na construção do Novo Poder, assim como na construção de uma alternativa revolucionária, ainda mais na atual situação de golpe militar contrarrevolucionário preventivo que está em marcha no país.

Durante a exibição do filme, foi montada uma banquinha onde os participantes puderam adquirir as edições 226 e 225 do jornal A Nova Democracia e DVDs do filme Araguaia, Presente!.


Adquira aqui ‘Araguaia, Presente!’

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: