MS: Casa de reza é alvo de incêndio criminoso na aldeia Rancho Jacaré

MS: Casa de reza é alvo de incêndio criminoso na aldeia Rancho Jacaré

Casa do rezador Cassiano Romero é totalmente destruída pelo incêndio criminoso. Foto: RAJ

Na manhã do dia 19 de agosto, aconteceu um incêndio criminoso em uma casa de reza indígena localizada na aldeia Rancho Jacaré, em Laguna Carapã, Mato Grosso do Sul (MS), uma área de 774 hectares demarcada nos anos 80 e onde vivem cerca de 400 indígenas. O crime ocorreu quando o morador responsável pela casa estava fora. 

No momento do crime, a comunidade inaugurava uma outra casa de reza na mesma região. Cassiano Romero, rezador Guarani Kaiowá, de 92 anos, um dos líderes do movimento de cultura e religião tradicionais da comunidade, perdeu seus bens materiais particulares como eletrodomésticos e bicicleta, ficando apenas com a única vestimenta que usava. Os materiais de uso coletivo também foram perdidos nas chamas, assim como objetos de devoção religiosa e documentos.

Romero já havia sofrido várias ameaças de morte, além de agressões físicas que quase o levou a óbito. Em ambos os casos os crimes foram praticados por pessoas não identificadas, porém a comunidade indígena denuncia que se trata de intolerância religiosa e relaciona os fatos a invasão do latifúndio sob terras dos povos originários.

Em entrevista ao portal de Olho nos ruralistas, o antropólogo Guarani Kaiowá, Tonico Benites, afirma: “Com o avanço deles [latifúndio] se formou uma resistência contra nossa religião tradicional”. A indígena Rosicleide Oliveira, da Retomada Aty Jovem (RAJ), denuncia: “Hoje mostra-se mais uma vez o quanto os rezadores são perseguidos são lutas que estamos enfrentando diante de tantos desafios. Hoje, como indígenas, somos atacados em vários momentos e de várias formas”.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: