Foto: Comitê de Apoio ao AND, Dourados/MS
Com o plano de privatização e precarização das universidades públicas em curso, impulsionado ainda mais durante a pandemia com a implementação do Ensino à Distância (EaD), estudantes tem se organizado para defenderem a educação pública e denunciar os ataques que as universidades vem sofrendo.
Na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, estudantes promoveram exitosa colagem de centenas de lambes que foram distribuídos pela avenida principal de Dourados, bem como na reitoria da UFGD. Os cartazes exigem o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), demarcando seu posicionamento contra o Regime Acadêmico Emergencial (RAE) recém implementado, contra o Ensino à Distância (Ead) e contra as políticas privatistas.
A UFGD está sob intervenção federal durante a pandemia, essa medida permite que o reitor e vice-reitor das universidades sejam nomeados diretamente pelo Ministro da Educação, fato que serve diretamente ao plano de privatização e sucateamento das universidades publicas almejados pelo governo Bolsonaro/generais.