O Conselho Continental da Nação Guarani (CCNAGUA) – Concejo Continental de la Nación Guaraní (CCNAGUA), no original em espanhol – divulgou uma nota de apoio no dia 3 de fevereiro aos guarani e kaiowá da Terra indígena Dourados Amambaipegua I, em Caarapó, no Mato Grosso do Sul, que tem resistido as ameaças de despejo proferidas pelo judiciário do velho Estado.
“Repudiamos mais esta ação violenta do Estado Brasileiro, que insiste em não reconhecer, nossos direitos originários sobre nossos territórios”, se posicionou a entidade que reúne guarani da Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai.
O Conselho Continental da Nação Guarani denuncia que “um novo massacre pode ocorrer em Caarapó. Repetindo o que houve quando do assassinato de Clodiode Rodrigues. E ainda, com a desastrosa ação da Polícia Federal do Brasil, quando tentaram fazer despejo junto ao Povo Terena, na Terra Indígena de Buriti, nesta ocasião a Policia Federal, assassinou Oziel Gabriel”.
A entidade guarani conclui a nota de apoio responsabilizando o velho Estado brasileiro, “assim como os Juízes que violaram os direitos Territoriais dos povos Guarani, por qualquer dano causado a vida de nosso Povo no Brasil”.