MS: Socorro Popular organiza o povo na produção de sabão para combate à Covid-19 em Dourados

MS: Socorro Popular organiza o povo na produção de sabão para combate à Covid-19 em Dourados

Foto: Comitê de Apoio ao AND de Dourados

Conforme os vários exemplos de Comitê Sanitários conformados pelo país e divulgados pelo jornal A Nova Democracia, militantes populares de Dourados, cidade situada no centro-sul do Mato Grosso do Sul, a 229 Km de Campo Grande, conformaram em conjunto com a comunidade o Comitê Socorro Popular, composto por estudantes, Apoiadores do Comitê de Apoio ao AND e moradores de ocupações urbanas da região.

Frente à calamidade da saúde pública que se agravou com a disseminação do novo Coronavírus, o povo pobre, como praxe em se tratando do velho Estado, foi jogado mais ainda para a miséria e à morte por Bolsonaro, seus generais, o congresso e judiciário corruptos. Muitos dos moradores da cidade que reportaram os primeiros casos de contaminação pela Covid-19 trabalham nas fábricas e usinas da região.  

Dessa forma, o Comitê Socorro Popular iniciou os trabalhos junto à população produzindo sabão de álcool para distribuição entre os moradores, garantindo a estes as mínimas condições para manterem a higienização das mãos e objetos pessoais durante o período pandêmico. 

Uma das moradoras da região dispôs sua máquina de costura para produção de máscaras de proteção e o Comitê conseguiu doações de alimentos. Organizando e trabalhando junto com o povo, foram arrecadados ainda mais de 70 litros de óleo usados para produção de sabão e foi garantido apoio para o conserto da máquina de costura. 

Os militantes constatam que impulsionar as ações dos Comitês Sanitários junto aos moradores e convidá-los para se organizar quebra o imobilismo e assistencialismo, como também, não esperar por ações do velho Estado. 

As visitas à comunidade mostram que, mesmo a população estando em uma área relegada de cuidados básicos como saneamento, uma parte ativa considerável dos moradores está sempre em luta por melhores condições, não para si, mas para a comunidade como um todo. 

Só o povo organizado pode derrotar a pandemia!

Seguem os registros feitos dos trabalhos coletivos na produção de sabão para distribuição à comunidade:

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: