MT: Mais de 500 famílias atacadas por pistoleiros em 2017, denuncia CPT

MT: Mais de 500 famílias atacadas por pistoleiros em 2017, denuncia CPT

Armas utilizadas por pistoleiros para assassinar os nove camponeses na Chacina de Colniza, no norte do Mato Grosso, no dia 19 de abril do ano passado. Foto de Carlos Jasso

Mais de 500 famílias camponesas sofreram algum tipo de ataque por parte de bandos de pistoleiros a soldo do latifúndio no estado do Mato Grosso no ano passado, de acordo com dados divulgados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

No ano passado foram registrados 272 casos de pistolagem.

Entre 1995 e 2017, conforme o Fórum Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso, foram registradas que mais de 11 mil pessoas sofreram com ações de pistoleiros, mais de 22 mil famílias foram despejadas criminosa e ilegalmente e mais de 200 ameaças de morte efetuadas.

“Institucionalizando assim a violência, pode-se matar. Compensa-se matar, pois o poder da concentração de terras e concentração de financiamentos são a concentração do poder político, social e econômico”, frisa trecho de documento elaborado pela CPT e pelo Fórum Direitos Humanos e da Terra, que foi entregue ao gerenciamento estadual.

Entre 1985 e 2017, foram 139 assassinatos por conflitos agrários no Mato Grosso, de acordo com dados da CPT, no qual apenas em quatro casos houve julgamento, tendo como resultado a condenação de apenas quatro executores e nenhum mandante condenado pelo Judiciário da grande burguesia e do latifúndio.

“Percebe-se a agilidade do Judiciário para retirar da terra, a pedido ou mando de fazendeiros, as famílias camponesas que buscam um pedaço de chão. Quando se trata de punição aos que assassinaram camponeses de forma cruel, não se percebe a mesma agilidade”, denuncia outro trecho do documento.

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: