Nas garras do abutre: Argentina se sujeita aos ditames do FMI

Nas garras do abutre: Argentina se sujeita aos ditames do FMI

Maurício Macri, presidente do governo semicolonial argentino, solicitou um novo empréstimo financeiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI) – ligado ao imperialismo, principalmente ianque. Houve uma reunião dia 18/05 entre Macri e a direção do FMI a fim de encaminhar as negociações acerca do novo empréstimo. Os abutres internacionais deram sinal favorável a continuidade da negociação, entretanto, não foi divulgado em quanto seria o valor e quais tarifas e metas seriam estabelecidas. Especialistas especulam que esse valor esteja na faixa de no mínimo 20 bilhões de dólares.

Tal empréstimo é solicitado em um contexto de alto índice de inflação e endividamento público. O governo de Maurício Macri argumentou que deseja deixar o dinheiro de prontidão para utilizá-lo em “socorro” ao país argentino. Entretanto, a liberação do empréstimo é concedida sob altíssimos juros e impõe uma série de medidas antipovo, incluindo cortes de gastos nos serviços públicos, política de arrocho salarial, aumento das tarifas de serviços como luz e gás, arrocho fiscal, entre outros.

Os famigerados empréstimos do FMI são vistos de modo muito negativo no país onde, na década de 1990, houve fortíssima crise econômica, ataques inauditos aos direitos do povo e desmoralização da instituição imperialista.

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o ministro da Economia argentino, Nicolas Dujovne, durante encontro na sede do FMI em Washington, nos Estados Unidos, em 10 de maio de 2018 

Ao longo das últimas duas décadas, o jornal A Nova Democracia tem se sustentado nos leitores operários, camponeses, estudantes e na intelectualidade progressista. Assim tem mantido inalterada sua linha editorial radicalmente antagônica à imprensa reacionária e vendida aos interesses das classes dominantes e do imperialismo.
Agora, mais do que nunca, AND precisa do seu apoio. Assine o nosso Catarse, de acordo com sua possibilidade, e receba em troca recompensas e vantagens exclusivas.

Quero apoiar mensalmente!

Temas relacionados:

Matérias recentes: