Karynna do samba de Recife

A- A A+

Cantora, compositora e produtora cultural em Recife, Karynna Spinelli mostra para o resto do país que pernambucano não é só frevo, mas também samba. Se apresentando em sua cidade ou em outros estados, em carreira solo ou à frente do Clube do Samba de Recife, do qual é idealizadora e fundadora, Karynna luta para defender a música do povo, a cultura dos morros e a sonoridade da sua cidade.

http://www.anovademocracia.com.br/100/12a.jpg

– Ouço música desde que me entendo por gente. 'Mainha' cantava, toca violão. 'Painho' era cantor de seresta, e com isso comecei a cantar também. Até que meu irmão me convidou para participar de um grupo de samba, que só tinha homens, chamado Na Calçada. E foi maravilhosa a experiência em bares, absorvendo toda a musicalidade da cidade – recorda Karynna.

– Depois dessa minha convivência com a cidade, com a cultura do Morro da Conceição, consegui definir o caminho que queria trilhar. E a partir de 2005 para 2006 surgiu minha carreira solo e venho me aventurando a compor, a cantar. Minha ideia principal é me emocionar e emocionar quem está me ouvindo – declara.

– Sinto que tenho a responsabilidade de passar o que é bom, o que é raiz. Quero mostrar para a minha cidade, e por onde passo, o caminho que Pernambuco trilha, o seu samba. A produção fonográfica daqui vive um momento importante no cenário do samba. Podemos ver pessoas trabalhando com um profissionalismo maravilhoso aqui – elogia.

De toda a sua experiência, pesquisas e encontros com outros artistas, veio seu primeiro disco, Morro de samba, em 2010.

– Nasceu independente, sem incentivo financeiro de alguma instituição, somente com o apoio dos meus músicos, dos amigos. Vendeu mais de sete mil cópias e foi indicado ao prêmio da música brasileira, uma grande honra, já que tem as minhas canções e leva o nome da música que compus em homenagem ao morro, que diz: 'o samba bateu aqui na porta para nos pedir socorro, ele quer subir ao morro de novo' – diz Karynna.

Entre outros, Karynna já dividiu palco com: Fabiana Cozza, Nilse Carvalho, Luíza Dionísio, Wilson das Neves, Moacyr Luz, Quinteto em Branco e Preto e Dona Iná.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja