Egípcios rejeitam 'primavera cavalgada'

A- A A+
http://anovademocracia.com.br/101/23a.jpg
Manifestantes superlotam a Praça Tahrir, no Cairo, Egito, no dia 27 de novembro

O combativo povo do Egito, que nos últimos anos vem se mobilizando de forma retumbante em gigantes e incessantes protestos por uma democracia verdadeiramente popular, dá sinais de que não irá aceitar que as forças reacionárias sigam cavalgando a sua justa rebelião, ainda que a falta de lideranças consequentes e a ausência de um programa revolucionário para as massas ainda deixem os egípcios à mercê de novas conformações antipovo, como as que aconteceram e que ainda estão em andamento na sequência da saída do "ditador" Hosni Mubarak.

No início de dezembro, duas sedes do Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade Muçulmana, foram incendiadas nas cidades de Ismailiya e Suez, no nordeste do Egito. Em Ismailiya, a cidade onde a Irmandade Muçulmana foi fundada, em 1928, a sede da organização foi atacada com coquetéis molotov no momento em que havia 15 pessoas em seu interior.

Essa "irmandade", incensada por muita gente que se diz "de esquerda", já adotou o discurso antipovo oficialesco, caro a todo e qualquer grupo político que ascende à administração do capitalismo burocrático nas semicolônias do mundo pela via eleitoreira, da farsa eleitoral chancelada pelo imperialismo. Seus porta-vozes acusaram as "forças de segurança" e de "proteção civil" de terem sido ''negligentes" para evitar as justas ações contra seus escritórios. É também lá como é em qualquer outro lugar no que tange aos  reformistas de toda estirpe: foi só se empoleirar nas estruturas do velho Estado egípcio para a Irmandade Muçulmana açular a repressão ao povo, tal e qual Mubarak e os militares.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja