Mapa da luta pela terra na América Latina

A- A A+

Na edição 85 de AND apresentamos o "Mapa da concentração da terra na América Latina" e na edição 86, o "Mapa da violência no campo na América Latina". Agora finalizamos a série com os dados da luta pela terra.

http://anovademocracia.com.br/101/19a.jpg
Cajamarquinos, no Peru, lutam contra o Projeto Conga de mineração em 2012

Argentina

Em Jujuy, norte do país, os engenhos de açúcar dominam a produção agrícola e 40% das terras. Mas os camponeses têm se organizado e começaram a tomar as terras do latifúndio. Em junho de 2011, centenas de famílias haviam tomado terras do Engenho Ledesma (maior produtor de açúcar do país) e foram reprimidos com violência pela polícia, resultando em 4 mortes, vários presos e uma grande comoção popular em apoio aos camponeses.

As províncias de Salta, Formosa, Chaco, Neuquén e Rio Negro – as duas últimas territórios Mapuche - também são palco de intensas lutas de camponeses e povos originários pela posse e manutenção de posse de terras.

Em Formosa, o povo Qom vem lutando há anos pela posse de suas terras ancestrais. Em 2010, sofreram um violento despejo quando dois indígenas foram assassinados e as casas e plantações queimadas. O conflito se deve ao fato de que o Estado expropriou a comunidade Qom, conhecida como "La Primavera", de 600 ha para destiná-los à implantação de um centro  universitário.

Bolívia

Na edição 85 de AND salientamos que grande parte do território boliviano ainda não havia sido tocado pela "revolução agrária" de Morales. No país, onde predominam os povos originários, são eles que levam adiante a luta pela posse e manutenção de suas terras.

No último ano, os povos indígenas do Tipnis se uniram pela proteção de suas terras. O caso dos Tipnis é paradigmático. O governo quer construir uma rodovia no meio do território indígena para escoar a produção de carne e leite.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja