Moradores de rua assassinados em Goiás

A- A A+
Em dois meses, 14 moradores de rua foram assassinados em Goiás. Foram três assassinatos em outubro, seis em novembro, e cinco em dezembro. O último caso, no dia 17 de dezembro, vitimou duas pessoas.

As imagens de um circuito de segurança flagraram o assassinato de um morador de rua, no setor Campinas, na capital goiana, no dia 12. No vídeo, o motociclista estaciona, desce, caminha na direção do morador, dispara, corre e foge em sua moto.

A Polícia Civil afirma que os crimes têm ligação com o tráfico de drogas, especificamente o crack.

Organizações de "direitos humanos" suspeitam que as mortes podem estar ligadas aos grupos de extermínio que existem na cidade, dos quais participam vários policiais em atividade. O fato é que os casos aconteceram após a realização de um verdadeiro arrastão promovido pela polícia, em abril, chamado de "Operação Salus", que cadastrou vários moradores de rua da capital. A polícia militar goiana sabia exatamente quem eram, onde estavam estas pessoas.

Atualmente, quatro suspeitos estão presos. Dois foram presos em flagrante, acusadas de matarem dois moradores de rua. Outras duas, o soldado Rogério Moreira da Silva e o cunhado dele são suspeitos do assassinato de uma moradora de rua e de tentativa de homicídio contra o companheiro dela, que os reconheceu. Há suspeitas de que outros policiais estejam envolvidos.

No dia 11, durante reunião do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, defendeu a federalização das investigações. Segundo ela, o estado de Goiás não consegue resolver os casos de violência no âmbito de sua jurisdição.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Fausto Arruda

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Matheus Magioli Cossa
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ana Lúcia Nunes
Rodrigo Duarte Baptista
Vinícios Oliveira

Ilustração
Taís Souza