O córrego Ypo`i, principal fonte de água de uma comunidade guarani-kaiowá de Paranhos, MS, teria sido propositalmente contaminado por um latifúndio vizinho. Essa é a suspeita dos índios, que filmaram a ocorrência e fizeram uma tentativa de investigação por conta própria.
“Nós seguimos a trilha do riacho até a fazenda, onde vimos dois tambores grandes. Não sabemos o que era. A gente foi pra tirar foto, mas fomos recebidos à bala. Começaram a atirar pra cima e saímos correndo”, contaram.
Para a comunidade, o problema foi causado deliberadamente pelos fazendeiros, para prejudicar os guaranis, que vêm lutando para obter suas terras tradicionais de volta: “Agora não é época de passar veneno. Veneno se usa na época de colheita. E do outro lado é gado, e com gado não se usa veneno. Isso não foi um acidente”, afirmaram os indígenas.
Essa não foi a primeira vez que o latifúndio contaminou aquelas águas, que passam a 200 metros do acampamento dos índios. “Logo no começo, quando estávamos isolados aqui, os fazendeiros jogaram gado morto no rio”, disseram.
E complementaram: “Esse córrego é a nossa principal fonte de água para beber, tomar banho, fazer comida, lavar roupa. Estamos muito assustados”.