Aumenta repressão contra mapuches

A- A A+

Sebastián Piñera, o gerente de turno do Estado chileno, está aprofundando a guerra contra os mapuches, aumentando a repressão à zona da Auracanía, sul do país, onde se encontra a maioria das comunidades originárias. Enquanto isso, presos políticos mapuches continuam em greve de fome e protestos tomam as ruas.

http://anovademocracia.com.br/102/13.jpg
Após incêndio em propriedade de latifundiário: Lei Antiterrorista

No dia 4 de janeiro, um casal de latifundiários morreu após um ataque incendiário em uma de suas propriedades, na cidade de Vilcún, sul do país. Rapidamente, a Comunidade Autónoma de Temucuicui, mapuche, foi acusada de provocar o incêndio e a morte do casal.

Os latifundiários se diziam proprietários de 1.200 ha reclamados por comunidades mapuches da região. A área é alvo de conflitos desde o início do século 20, quando a família dos latifundiários, de sobrenome Luchsinger, chegou à região, segundo o historiador chileno Martín Correa.

Em 1999, uma das fazendas foi ocupada por uma organização mapuche e no ano seguinte começaram a ocorrer ações incendiárias nas várias propriedades da família. Desde 2005, as áreas contam com vigilância permanente da polícia chilena.

A região conta com mais de 400 policiais e 40 agentes de inteligência e Piñera autorizou a criação de uma polícia especializada no combate ao "terrorismo", de acordo com o Ministro do Interior, Andrés Chadwick.

Em 2008, Matías Catrileo foi assassinado (ver box) em uma das áreas reivindicadas pelos mapuches e que estão em poder da família Luchsinger. O governo e a polícia chilena tentam vincular as manifestações pela morte de Catrileo – que ocorrem há cinco anos – com o recente incêndio na propriedade Luchsinger.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja