Nova direção na UPE/Campus Petrolina

http://anovademocracia.com.br/102/02.jpg
Cerimônia de posse da nova diretoria

Em 17 de dezembro aconteceu a cerimônia de posse da nova direção da UPE/Campus Petrolina, eleita em novembro, composta pelos professores Moisés Diniz Almeida (diretor) e Marta Solange Albuquerque (vice-diretora).

O momento mais aguardado da noite foi o discurso do professor Moisés, que saudou os presentes, a mesa acadêmica, a mesa de honra e sua companheira de chapa, Marta Solange. Na sua lista de agradecimentos, foi feito um destaque para o processo de luta pela gratuidade. Em relação ao pleito, agradeceu aos funcionários, estudantes e professores e reconheceu o significado da votação massiva dos estudantes no resultado final.

Um antigo desejo de mudança...

Em 2002, contra a cobrança de mensalidades pela UPE, foi desencadeado um boicote às taxas e mensalidades, com grandes mobilizações. No processo, dois estudantes foram presos e um foi expulso. As novas turmas sentem-se orgulhosas ao falarem do papel que Petrolina teve para a conquista da gratuidade na UPE. Nas eleições de 2004, os estudantes votaram massivamente na chapa de oposição. A vitória não se concretizou, mas a pequena diferença de votos entre as chapas indicava que os ventos da mudança chegavam a Petrolina. Em 2008, um clima frio marcou as eleições de chapa única.

Em 2011 os problemas da Unidade Petrolina atingiram o ápice, falta de energia, atrasos na entrega das novas instalações e falta de professores, desencadearam uma greve estudantil, com manifesto apoio da maior parte dos professores. Seria o prelúdio da primavera. Chegaria ao fim uma oligarquia que, em 16 anos, perseguiu professores e estudantes?

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro