Fazenda Forkilha – PA: latifundiário envenena famílias camponesas

A- A A+

http://anovademocracia.com.br/103/02.jpg

As famílias que retomaram a luta pela Fazenda Forkilha, em Santa Maria das Barreiras, no Pará, e ocupam parte do latifúndio desde janeiro do ano passado foram alvo de novo ataque do latifúndio.

Em 31 de janeiro recebemos na redação de AND um fax com grave denúncia feita pela Comissão de Acampados na fazenda ao juiz agrário de Redenção – PA. Os camponeses afirmam que o latifundiário que se arroga "proprietário" da fazenda esteve no acampamento no dia 16 de janeiro, acompanhado de outras pessoas que pulverizaram herbicida sobre os barracos das famílias. No dia 17 essa ação criminosa se repetiu. Os camponeses afirmam que várias pessoas passaram mal, dirigiram-se à delegacia e foram encaminhadas para o hospital de Iraci para fazer exame de corpo de delito. Os exames de um camponês revelaram sérias lesões por contato com o veneno.

Na denúncia são citados os nomes de vários camponeses e camponesas que foram atendidos na Unidade de Saúde Antônia Pinheiro Cavalcante com sintomas de intoxicação exógena (provocada por exposição a substâncias químicas).

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Em nota, a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) do Pará e Tocantins afirma que desde o dia 17 têm ocorrido mortes de peixes e aves por envenenamento na área e arredores.

Laudos dos exames dos camponeses foram anexados comprovando a denúncia. Junto desses documentos, recebemos também um ofício do Incra de Conceição do Araguaia, assinado por Vania Maria Carvalhais Marques, acolhendo a denúncia feita pela LCP sobre os acontecimentos. Nesse ofício, dirigido a Antônio Ferreira de Sousa, Chefe Substituto do Ibama de Conceição do Araguaia, ela cobra "providências cabíveis com a urgência e rigor que o caso requer", reforçando que, "além de caracterizar crime ambiental", o fato de o latifundiário haver pulverizado herbicida na área "colocou em risco a vida de aproximadamente 40 trabalhadores rurais (adultos e crianças)".


Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja