Ataques orquestrados do governo e empreiteiras no PAC

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/105/07a.jpg
O incêndio do alojamento foi resposta às agressões sofridas por trabalhadores no refeitório

A manchete da última edição de AND anunciava o novo ciclo de revoltas nas obras do PAC. Noticiamos a rebelião operária que incendiou o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Colíder, localizada no Norte do Mato Grosso, nos dias 11 e 12 de fevereiro. Mas essa não foi a primeira. Uma semana antes, em 3 de fevereiro, os operários da Usina Hidrelétrica de Ferreira Gomes, localizada no Amapá, se levantaram em um grande protesto desencadeado pela agressão de seguranças contra trabalhadores no horário do jantar.

A obra dessa usina, localizada no município de Ferreira Gomes, a cerca de 130 km de distância da capital Macapá, é responsabilidade do governo federal e é tocada pela Ferreira Gomes Energia, que por sua vez é propriedade do Grupo Alupar Investimento S/A e esse por sua vez é de um gigantesco conglomerado chamado Grupo Alusa, que atua nas áreas de engenharia, construção, manutenção e operação de sistemas de transmissão de energia.

Os operários da Usina Ferreira Gomes já haviam realizado, nos últimos dois anos, pelo menos duas paralisações gerais denunciando péssimas condições de trabalho e alimentação, os baixos salários, a precariedade dos alojamentos, a falta de transporte adequado para o local de trabalho, etc.

"A revolta dos trabalhadores teve início após a empresa se recusar a atender uma longa pauta de reivindicações, incluindo melhores condições de trabalho" [fonte: cspconlutas.org.br]. Relatos e denúncias publicadas em páginas na internet dão conta de que a agressão dos trabalhadores pelos seguranças da empresa no refeitório do canteiro de obras foi a gota d’água para a deflagração de um grande protesto que incendiou pelo menos 12 alojamentos.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja