Da academia para a arte de rua

Nascido do encontro de uma turma de jovens estudantes da UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, SP, o grupo de circo e teatro de rua Rosa dos Ventos completa em abril quatorze anos de estrada. Apresentando acrobacias, palhaços, malabares ou falando da exploração do homem pelo homem através do cômico, a trupe tem a preocupação de elevar a consciência das pessoas com a intenção de provocar mudanças.

http://www.anovademocracia.com.br/106/09a.jpg
Grupo circense e teatral Rosa dos Ventos usa o cômico para falar dos problemas sociais

— Ninguém tinha envolvimento com circo e teatro, viemos para Presidente Prudente cursar educação física, geografia, etc.. Esse interesse surgiu mesmo ao acaso. Acabamos morando no alojamento da universidade e isso proporcionou que nos conhecêssemos e favoreceu os encontros e ensaios, que aconteciam paralelos às atividades acadêmicas — conta Fernando Ávila, um dos atuadores do grupo e também conhecido como palhaço 10 Prás 7. 

— A faculdade deu uma espécie de fomento, uma oportunidade de ficarmos quatro anos apresentando, tentando, pensando, estruturando, e com bolsa, porque participávamos de um programa de auxílio ao estudante. Começamos fazendo pequenas apresentações de palhaços, clássicos de circo, até chegar ao nosso primeiro espetáculo Hoje tem espetáculo, nessa linha circense com palhaços, malabares, acrobacias etc — continua.

— No término da faculdade nos deparamos com um possível fim do grupo, porque tínhamos uma estrutura que não continuaria. Nesse momento decidimos seguir adiante, nos profissionalizar. Com isso surgiu nosso segundo espetáculo, Saltimbanques, com gags de circo, mas já voltadas para a rua e baseadas na nossa história — acrescenta.

Depois disso o grupo sentiu a necessidade de fazer espetáculo com história, e assim surgiu A farsa do advogado Pathelin.

— Já foi algo mais de teatro mesmo, uma dramaturgia com começo, meio e fim. O espetáculo fala da exploração do homem pelo homem, a realidade da vida, as relações humanas. Incluindo nisso, é claro, o palhaço e artifícios de circo, como: malabares, perna de pau, e outros que ajudam a contar a história. Temos uma relação muito boa com as pessoas na rua e procuramos levantar assuntos que acreditamos poder ajudá-las de alguma forma — declara Fernando.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin