Musica e poesia de pai pra filha

A- A A+

Filha do poeta e compositor paraibano Zé Marcolino, um dos três autores preferidos de Luiz Gonzaga, Fátima Marcolino segue o caminho do pai e lança seu primeiro livro de poesias, A mesa da cozinha lá de casa, uma espécie de resumo dos diversos assuntos tratados entre amigos na mesa da sua cozinha. Compositora com obras gravadas por Maria da Paz e Irah Caldeira, entre outras, Fátima também cuida do acervo de seu pai.

— Tive a felicidade de ser filha do Zé Marcolino, um grande poeta e compositor, considerado como um gênio entre os amigos. Sempre o admirei muito e hoje, já com uma certa idade, tive a maturidade de reconhecer a grandeza da sua obra e cuidar do seu acervo, de tudo que fez e que tenho conhecimento — fala Fátima Marcolino.

— Escrevia muito sobre a natureza, apesar de não ter nem ideia do que era ecologia. Fazia canções belíssimas baseadas em pássaros, em pessoas, histórias e contos que ouvia na rua, tudo relacionado com as raízes nordestinas. Era muito sertanejo, nasceu em Sumé, no alto sertão da Paraíba e morou em um sítio até os 30 anos de idade, então falava daquilo que observava e vivia — conta.

— Também escrevia cordeis, tocava violão e pandeiro, chegou a tocar pandeiro em trios de forró. Tinha até um amigo que dizia: “Marcolino, você é um gênio”, porque ele realmente era. E olha que só tinha o primário, incompleto, feito no interior da Paraíba, lá no sertão. Foi criado no mato mesmo, e com 17 anos de idade já estava compondo e arquivando tudo no cérebro, porque não tinha gravador e nem exista celular naquela época — continua.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja