Misturando as traquinagens de palhaços com a arte do teatro de rua, surgiu a trupe Artes e Traquinagens dentro do universo do espetáculo potiguar. Usando elementos circenses, da Commedia Dell'Arte e dos folguedos populares do Rio Grande do Norte, o grupo segue no objetivo de retomar a prática de espetáculos em espaços abertos em Natal.

A Trupe Arte e Traquinagens leva espetáculos a ceu aberto pelas ruas de Natal, RN
— Formamos o Artes e Traquinagens em 2000 incorporando toda a experiência de uma longa trajetória no cenário do teatro aqui do estado, porque todos somos remanescente do Alegria, Alegria, um grupo de teatro de rua daqui, que durante as décadas de 80 e 90 foi formador de uma grande plateia para o teatro de rua no estado — conta João Pinheiro, um dos atuadores do grupo.
— O Alegria, Alegria ainda encontra-se em atividade, mas naquele momento essa arte estava meio estacionada por aqui, poucos grupos tinham a iniciativa de ir para a rua. Assim resolvemos sair e dar continuidade ao trabalho em outro grupo, ajudando na agitação no cenário por aqui — explica.
— Estávamos inquietos com a falta de uma política cultural que nos possibilitasse realizar um trabalho constante na prática do teatro de rua, e com muita vontade de avançar nas pesquisas para criar outras possibilidades para o teatro — continua.
O grupo começou investindo no teatro popular, trabalhando em cima das festas populares, folguedos.