Operários estariam encarcerados e incomunicáveis

http://www.anovademocracia.com.br/114/11a.jpg
Incêndio tomou conta de Usina em Conceição do Mato Dentro durante greve operária

Em três de julho, cerca de 800 trabalhadores terceirizados da Montcalm1,  que prestam serviços para a Anglo American em Conceição do Mato Dentro, região central de Minas Gerais, deflagraram greve exigindo melhores salários, vale-alimentação, o pagamento de horas-extras e contra as péssimas condições de trabalho.

Durante a greve, galpões que serviam de alojamento foram incendiados e os trabalhadores foram brutalmente reprimidos.

A redação de AND foi informada dos acontecimentos por apoiadores do jornal residentes em Diamantina, cidade próxima a Conceição do Mato Dentro, e praticamente não há informações sobre a greve. Soubemos que, após a greve, forte aparato policial foi mantido nas imediações da empresa e patrulhando a cidade.

Matéria veiculada no jornal local noticiou que pelo menos dois operários foram presos, mas moradores da região e trabalhadores da Anglo American denunciam que pelo menos três trabalhadores presos durante a greve encontram-se encarcerados e incomunicáveis desde então.

Apuramos também graves denúncias de que além da exploração mineral e degradação das riquezas naturais, a mineradora tem expulsado os camponeses, impedido o trânsito de visitantes e moradores locais em estradas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Entenda melhor2

Tudo começou quando, em 2008, a Anglo American, com sede em Londres, criou a Anglo Ferrous Brazil como braço de negócios de minério de ferro no país, e adquiriu do grupo MMX, do mega-especulador Eike Batista, a mina de Conceição do Mato Dentro. A compra foi estimada em 5 bilhões de dólares.

A Anglo American almeja extrair 26,5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro que carrega junto consigo muito ouro e outros minerais. Tamanha derrama das riquezas naturais do país será transportada diretamente aos navios estrangeiros através de um minerioduto de 525 km de extensão, que corta 32 municípios mineiros e fluminenses, e chega assim à cidade de São João da Barra, onde está sendo instalado o Porto do Açu, de Eike Batista, e no qual a própria Anglo tem 49% no terminal de minério de ferro.

_________________

1 Empresa de engenharia, construção e montagem eletromecânica que atua em vários segmentos da construção e indústria.

2 Informações de Rogério Daflon, do Canal Ibase


NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin