Choro em dose dupla

A- A A+

Trompetista e compositor, o chorão Silvério Pontes é oriundo das tradicionais bandas de músicas de cidades do interior, que envolve gerações de músicos do estado do Rio de Janeiro. Comemorando a parceria de vinte e cinco anos com o experiente chorão Zé da Velha, Silvério está lançando seu sexto disco, pela primeira vez com composições inéditas.

http://www.anovademocracia.com.br/116/14.jpg

— Sou de Laje do Muriaé, cidade do noroeste fluminense, que é um reduto de bandas musicais. Comecei com nove anos de idade na banda de música da cidade, seguindo os passos do meu pai e meu tio que eram trompetistas, e meu outro tio, maestro da banda — conta Silvério.

 — Mas antes disso já estava envolvido, porque desde bem pequeno ficava lá na sede observando meu pai ensaiar, sentadinho do seu lado ouvindo a banda tocar valsa, maxixe, dobrado etc. O maestro queria dar continuidade ao trabalho dos músicos da cidade, então entrei nessa oportunidade — continua.

Além de boas escolas de música, Silvério diz que as bandas do interior fazem parte da tradição das suas cidades.

— É natural em Minas e interior do estado do Rio que qualquer cidade tenha uma banda para tocar nas festas e qualquer evento: procissões, enterros, enfim, tocam em tudo. Elas fazem parte do cotidiano das pessoas do interior — explica.

— A primeira banda da minha cidade era composta, em sua maioria, por ex-escravos. E foi passando de geração em geração até chegar no meu avô, que também tocou na banda, meu pai, tios. Ainda existe a banda que aprendi música, a 'Lira da Esperança' — diz.

— Minha cidade tinha duas no meu tempo de menino: a 'Cinco de Novembro', que meus familiares tocavam, e a 'Lira da Esperança', formada pelos filhos dos músicos. Ela ainda existe lá, tem quarenta e poucos anos e atualmente mais de 50 alunos, entre crianças e jovens.  A garotada continua aprendendo música e mantendo a tradição — afirma.

{loadpositionpublic au}

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja