Ser culpado e ser capaz

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

O USA chega na frente nas acusações contra o governo da Síria, de que as evidências do uso do gás sarin contra a população da periferia de Damasco são incontestes, e tem como principal prova disso uma série de vídeos recentemente apresentada ao seu senado federal na tentativa de obter apoio a um ataque ao governo desse país. Curiosamente, na falta de uma evidência física, o USA, apoiado pelo seu alto comando militar, tem como principal prova de que fora usado a neurotoxina os sintomas de convulsão e paralisia.

E por que isso é tão curioso?

Em 11 de setembro 1970, durante a guerra do Vietnã, o exército ianque teria desencadeado uma operação militar chamada Tailwind, utilizando armas químicas. O alvo eram militares desertores do exército do USA que se encontravam naquele país, considerado zona neutra.
Em 1998, uma reportagem feita em parceria entre o canal CNN e a revista Times revelou a operação. O Pentágono forçou as empresas de comunicação a fazerem uma retratação pela falta de evidências físicas que sustentassem a afirmação de seus jornalistas, que acabaram sendo demitidos, o que eles tinham em mãos era apenas o relato de que as pessoas da vila bombardeada tiveram convulsão e ficaram paralisadas.

Alex Magrão
Rio de Janeiro

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro