A juventude carioca exige liberdade

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/118/05c.jpg
Mascarados, manifestantes se reúnem em frente ao MP, 25/9.

Em 23 de setembro, a juíza Alessandra Pinto, da 44ª vara criminal de Tribunal de Justiça do Rio, concedeu liberdade provisória ao estudante Wallace Vieira Santos, 26 anos, preso durante a combativa manifestação que, literalmente, melou o desfile militar de 7 de setembro. Levado injustamente para o Complexo Penitenciário de Gericinó no dia nove, acusado de portar "uma bomba e três sinalizadores", por falta de provas o jovem foi liberado e a juíza criticou a "ineficiência" da "polícia técnica".

Em nenhum instante os companheiros e companheiras de luta se esqueceram de seus presos políticos. A bandeira pela libertação de Wallace e pelo fim de todos os processos foi erguida em todas as manifestações, especialmente nas realizadas pela Frente Independente Popular (FIP).

Em 25 de setembro, a FIP convocou um novo ato que teve concentração na porta do Ministério Público, o ‘Ato Nacional pela liberdade dos presos políticos e contra o terrorismo de Estado’. Ainda na concentração, máscaras foram distribuídas para os manifestantes num claro sinal de repúdio à tentativa de mudança na legislação contra o uso delas. "As máscaras são o rosto de quem luta. Ela nos protege da perseguição policial", afirmou um jovem.

Na convocatória do ato, podia-se ler: "Desde que começaram os protestos, em junho, a única resposta concreta por parte do Estado tem sido o aumento da repressão. O saldo desta já conta milhares de vítimas entre presos, processados, feridos – incluindo casos de perda de visão devido a estilhaços de bombas e balas de borracha – e mesmo mortos. Como nos anos do regime militar vimos novamente o Exército nas ruas, com poder de polícia, além do uso da Força Nacional de Segurança contra manifestantes".

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Neste mesmo dia, o promotor Paulo Wunder Alencar antecipou aos ativistas o pedido do fim da famigerada Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo (Ceiv), o que teria sido confirmado pelo MP.

Mas, nada que tirasse a sanha policial contra o povo. Ao sair pelas ruas, mais de dez pessoas foram presas pela justa atitude política de esconder o rosto. Um dos presos, Eron Moraes Melo, que estava fantasiado de Batman, foi levado pelos PMs quando se recusou a tirar o disfarce.

Em depoimento à nossa reportagem, outro jovem preso, o estudante João Dalvi, afirmou: "Fui agredido por um grupo de PMs com cacetadas e choques de arma taser. Não estava fazendo nada, apenas segurando um escudo para me defender das costumeiras violências que são feitas pela polícia". Outras pessoas também foram agredidas de forma covarde pelos "cachorrinhos do Cabral", apelido dado pelos manifestantes aos policiais. Todos foram liberados.

Mesmo com as vitórias parciais e com a libertação de alguns companheiros presos, as organizações populares permanecem atentas às tentativas cada vez maiores do gerenciamento Sérgio Cabral de criminalizar as lutas. Em setembro, a PM anunciou que pretende criar um batalhão especializado em protestos e grandes eventos, que contará com 500 soldados.

No dia da conclusão desta matéria (27/9), o governo estava para publicar um decreto que revoga a Ceiv.

Até o fechamento desta edição, nossa reportagem não conseguiu conversar com outros ativistas presos e processados ou familiares dos presos políticos.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja