Viola: instrumento de expressão

A- A A+

Violeiro, cantador e compositor oriundo de Salinas, no Vale do Jequitinhonha, MG, Joaci Ornelas usa a viola para trabalhar várias linguagens musicais, sempre cantando sua "aldeia" e a impressão do mundo a sua volta. Integrante do grupo Viva Viola e prestes a lançar seu segundo disco solo, Joaci também prepara um trabalho dedicado ao mundo das crianças.

http://www.anovademocracia.com.br/119/14a.jpg

As primeiras informações musicais, culturais, que tive foi no Vale através das folias, cantigas de roda, batuques, festas populares que ainda são muito frequentes no norte e nordeste de Minas. Mas naquela época de infância não existia toda essa tecnologia que tem hoje nas casas, então as pessoas tinham mais tempo e interesse em se relacionar — recorda Joaci.

Mudamos para Belo Horizonte e fui estudar teoria musical, violão, canto. Ouvia de tudo, principalmente o pessoal do Clube da Esquina, e as coisas foram acontecendo. Conheci os violeiros Pereira da Viola e Renato Andrade e consequentemente tive um contato mais direto com a viola caipira, de 10 cordas — continua.

A viola fez todo um sentido para ele, conforme diz, porque o remeteu as suas primeiras informações musicais.

A construção do meu trabalho a partir da viola foi algo razoavelmente natural, e hoje está ligada a ele de forma essencial. Eu já fazia música, tinha uma certa carreira com toda essa riqueza da cultura popular, e redescobri-la foi parte desse caminho — explica Joaci.

Utilizo a viola como um instrumento ligado ao meu processo de arte, de músico, consequentemente também de vida. Me possibilita fazer uma sonoridade em qualquer estilo, inclusive a própria música caipira. Digo que nunca fui um violeiro caipira, porém, nunca deixei de ser, porque se uma pessoa ouvir minhas músicas sentirá que isso está no processo de formação — diz.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja