Operários e manifestantes são libertados em MG

A- A A+
Pin It
http://www.anovademocracia.com.br/119/10a.jpg
Pai de Billy Joe denuncia perseguições e arbitrariedades.

Na manhã de 1º de outubro, os operários da Vale SA/Enesa, Billy Joe Araújo Rosa, Marcelo de Carvalho Vieira e Paulo Cesar Gomes Duarte, foram conduzidos à audiência de instrução pelos corredores do Fórum Desembargador Drumond, em Itabira-MG, com as mãos algemadas, atadas a uma correia pelas cinturas e com os pés acorrentados, cercados por policiais fortemente armados.

Esses três trabalhadores das obras da Mina Conceição, em Itabira-MG, estavam há seis meses injustamente presos, acusados de provocarem incêndio nos alojamentos da empresa durante greve de dois mil operários realizada no último 12 de março. Apesar dos depoimentos de testemunhas, das provas materiais como atas de reunião e lista de passageiros, provas de que no momento do incêndio esses trabalhadores participavam de reunião de conciliação em Belo Horizonte, eles eram mantidos encarcerados desde 18 de março.

Durante a audiência, membros da Liga Operária e do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Belo Horizonte e Região (Marreta), trabalhadores e familiares dos operários protestaram em frente ao Fórum de Itabira exigindo a sua libertação. A rua em frente ao fórum foi interditada, uma faixa exigia o fim das perseguições e das arbitrariedades contra os operários e centenas de panfletos foram distribuídos.

http://www.anovademocracia.com.br/119/10b.jpg
Enieverson e Rodrigo junto a ativistas da FIMVJ.

Com um megafone na mão, Pedro de Araújo Rosa, pai de Billy Joe denunciava: "A família está indignada. Eles estão sendo tratados como marginais. No dia do incêndio, ele estava em Belo Horizonte, no Tribunal de Justiça. Eu tenho a ata do tribunal, provando que ele estava lá. Na volta, eles [os trabalhadores presos] ficaram retidos na BR-381, eles têm como provar, porque fizeram lanche e pagaram com o cartão de crédito e, no entanto, os nomes deles foram dados como responsáveis pelo incêndio. Desde então, nós ficamos sem notícias".

Após terem negadas todas as medidas judiciais para sua libertação, graças ao empenho das organizações classistas e dos familiares que lutaram sem descanso, o juiz deu a ordem de soltura para Billy Joe, Marcelo e Paulo. Finalmente, na noite de dois de outubro, os trabalhadores foram postos em liberdade.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Pelo direito de lutar

Em três de outubro, Enieverson Mendes Rodrigues (conhecido como ‘Ameba’) e Rodrigo Gonzaga Brandão, vendedor ambulante que mora na rua, presos políticos por participarem das manifestações de sete de setembro em Belo Horizonte, conseguiram a liberdade provisória.

Eles estão indiciados, assim como os demais onze manifestantes presos nessa mesma manifestação, e foram colocados em liberdade provisória após intensa mobilização, a realização de dois atos políticos convocados pela Frente Independente pela Memória Verdade e Justiça de MG (FIMVJ-MG) e empenho de advogados e organizações populares, que mantiveram intensa campanha de denúncia e por sua libertação. Em nota que anunciou a libertação dos manifestantes, a FIMVJ-MG afirmou que segue a luta pelo trancamento de todas as ações penais.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja