
Jovens de Recife se colocam às ruas: 'Rebelar-se é justo!'
No dia 23 de outubro, a juventude combatente recifense novamente foi às ruas com a intenção de ser ouvida, vista e atendida, levando um documento em mãos para que ocorra uma audiência pública e que seja aprovado o projeto do passe-livre para estudantes e desempregados na região metropolitana.
A concentração foi próxima da câmara dos vereadores às 8h30min, reunindo pouco mais de duzentos estudantes (entre eles secundaristas e universitários). Alguns manifestantes ficaram surpreendidos pela polícia estar um pouco longe e haver poucos policiais.
Por volta das dez horas da manhã a manifestação seguiu pela contra-mão da Rua do Príncipe, dificultando a mobilização dos carros da polícia. Próximo a uma obra, a segurança popular conhecida como Black Bloc resolve arrancar alguns compensados, para prevenir-se da repressão raivosa do governador Eduardo Campos (PSB). Vários ônibus foram pichados com a inscrição 'Passe Livre'.
O clima fica tenso próximo à sede do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), porque a quantidade de policiais já não era a mesma. Ainda na mesma avenida, em frente ao Shopping Boa Vista, chegaram quatro ônibus e dois camburões da Polícia Militar, um deles da Tropa de Choque. Os confrontos começaram quando a PM tomou um dos escudos improvisados. Os manifestantes fecharam uma importante via, dando um nó no trânsito do centro de Recife. A PM novamente agrediu os jovens para liberar a rua.
A massa popular continua cortando ruas. A polícia reprime quem fotografa ou filma.