Cantador Forrozeiro

A- A A+

Cantor, letrista, poeta e declamador, 'Santanna, O Cantador', é um nordestino que trabalha para enaltecer a cultura do seu lugar, os ritmos e a vida do povo da sua terra. Oriundo de uma família de artistas e desde a infância em contato com manifestações culturais importantes do Nordeste, Santanna procura passar toda essa influência para suas músicas e poesias.

http://www.anovademocracia.com.br/121/15.jpg

Nasci em Juazeiro do Norte-CE, uma cidade muito rica culturalmente falando, e ainda hoje a maior reserva de cultura popular do estado. Por conta disso, desde pequeno tive contato com os cantos de lavadeiras, as emboladas, os cantadores e violeiros, os aboios. Me disseram, inclusive, que ouvi meu primeiro aboio da parteira que atendeu minha mãe, chamada Maria Baião — fala Santanna, hoje radicado em Pernambuco.

Minha infância foi a de um menino pobre do Nordeste, porém, sonhador. Minha família não tinha condições financeiras de comprar brinquedos para mim, por conta disso eu esculpia meus brinquedos em tijolos, e enquanto isso ouvia muito rádio — recorda.

E não era somente através do rádio que a música estava presente na minha casa, porque entre meus familiares têm muitos músicos: rabequeiro, sanfoneiro, violonista, cantores e compositores. Há uma história de que um tio bisavô por parte de pai saiu lá do Exu (PE) para ser cantor de ópera no Rio de Janeiro — diz.

Toda essa vivência teve grande importância para Santanna na hora de escolher cantar a cultura popular.

Com certeza me influenciou muito. Musicalmente falando, o Nordeste é o berço de uma diversidade de ritmos: forró, baião, coco, maracatu, xaxado, frevo, ciranda, caboclinhos, arrasta-pés e muitos outros. Isso tanto nas capitais como pelos interiores, cada local tem a sua peculiaridade — diz.

Tento repassar a verdade que aprendi com meus ancestrais, por isso canto a minha terra da maneira que aprendi, com um jeito simples de gente que veio do interior e não perdeu as suas raízes, pelo contrário, faz questão de manter as suas tradições — continua.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja