Viola com sotaque gaúcho

A- A A+

Cantor e compositor gaúcho, o violeiro Valdir Verona toca a viola brasileira com sotaque riograndense. Pesquisador de música regional, folclorista e professor de música, Valdir trabalha os ritmos regionais de uma forma contemporânea, dentro do universo da MPG — música popular gaúcha, uma espécie de versão da MPB que o povo do sul criou.

http://www.anovademocracia.com.br/125/14-a.jpg

Nasci no interior de Caxias do Sul, uma cidade que tem muitos descendentes de italianos, mas várias formas diferentes de influências culturais e não só a italiana. Embora eu tenha esse sobrenome, também tenho ascendentes alemães e influências portuguesas, porque meu município está mais próximo de Gramado e Canela do que propriamente Caxias.

Uma das primeiras coisas que lembro em se tratando de cultura popular, são as visitas de ternos de reis no período natalino. Havia muitos tocadores de viola nessa região, instrumento ao qual só tempos depois comecei a me dedicar — diz.

Mas desde criança tinha aquela vontade de tocar, o que aconteceu aos 12 anos de idade, quando meu irmão comprou um violão. Mas quem abraçou o instrumento fui eu, observando os tocadores, e tinha bastante naquela região. Fui aprendendo.

O rádio também influenciou e muito em seu aprendizado. Ainda não existia luz elétrica em sua região naquela época e o radinho de pilha fazia parte do seu cotidiano.

Ouvia muito, principalmente à noite. Por esse canal a viola foi começando a fazer parte da minha vida, através das duplas caipiras, Tião Carreiro e Pardinho e muitos outros, e de cantadores como Rolando Boldrin e Renato Teixeira. Somente anos depois é que pude entrar em uma escola de música — conta Valdir.

Mas ainda não era a viola, estudei teoria musical, harmonia e violão clássico muito tempo. O violão era o meu objeto de estudo, até que peguei pela primeira vez uma viola nas mãos e comecei a dedilhar. Começou uma nova fase na minha vida assim.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja