O 5º Congresso da IAPL

http://www.anovademocracia.com.br/126/19c.jpg
Primeiro dia de debate na Faculdade Nacional de Direito, RJ.

Durante o fechamento da presente edição do AND, foi realizado, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 16 de fevereiro, o 5º Congresso da Associação Internacional dos Advogados do Povo (IAPL, na sigla em inglês).

Advogados de oito países: Austrália, Bolívia, Brasil, Chile, Holanda, Inglaterra, México e Turquia, e de diversas regiões do Brasil, estudantes de direito e ativistas de organizações de defesa dos direitos do povo, reuniram-se durante quatro dias para debater problemas de grande importância concernentes a defesa da luta dos povos de todos os países contra o imperialismo, o capitalismo burocrático, a semifeudalidade e o semicolonialismo.

Delegações estrangeiras e do Brasil apresentaram relatórios e informes da atuação dos advogados na defesa de lutadores populares no campo e cidade, e da última missão internacional de investigação e solidariedade promovida pela IAPL em Rondônia em 2008. Também foram debatidas questões de organização.

Nos dias 12, 13 e 14, conferências abertas ao público que contaram com a presença de ativistas de movimentos populares, estudantes e professores do Rio e outras regiões trataram dos seguintes temas: ‘Perseguições, torturas, assassinatos e prisões - criminalização da luta pela terra’; ‘Grandes obras - remoções e violações de direitos’ e ‘Campanha Internacional pela Libertação dos Presos Políticos’. Nessas conferências, dirigentes e ativistas das Ligas de Camponeses Pobres, representantes da Liga Operária, professores e advogados participaram das mesas apresentaram contundentes denúncias de violações de direitos e ataques sofridos por camponeses, operários, indígenas, ativistas populares, militantes revolucionários e até mesmo advogados do povo.

Os participantes acompanharam com atenção e manifestaram-se a respeito dos últimos acontecimentos no RJ, entre eles, a morte do cinegrafista Santiago Andrade e a campanha odiosa do monopólio da imprensa contra os protestos populares que convulsionam o Brasil desde junho/julho do ano passado. Em sua fala na primeira atividade pública do congresso, o vice-presidente da IAPL, Julio Moreira, expressou seu repúdio à campanha de criminalização dos protestos populares e se solidarizou com os manifestantes.

No dia 16 reuniu-se a Assembleia Geral da Associação Brasileira dos Advogados do Povo (Abrapo), seção brasileira da IAPL, que dividiu com o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos, a organização desse importante congresso.

Na próxima edição de A Nova Democracia publicaremos um relato detalhado dos debates e resoluções do exitoso Congresso e o balanço de seus organizadores.

 

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin