Festivais de nativismo no rádio

A- A A+

Natural de Alegrete, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, o radialista, compositor e pesquisador da sua cultura, Hilo Paim é um dos mais importantes representantes do movimento nativista gaúcho hoje. Viajando por todo o estado através dos festivais de músicas nativas, Hilo apresenta o programa ‘Pelos Palcos do Rio Grande’, transmitindo pela Rádio Universidade de Santa Maria com a intenção de divulgá-los e preservar sua existência.

http://www.anovademocracia.com.br/129/11.jpg

Nasci e vivi 26 anos da minha vida no campo, e minhas origens são da área rural, tanto da parte dos pais quanto dos avós. Somente nessa idade, já trabalhando como servidor na Universidade Federal de Santa Maria, tive que escolher entre continuar no campo e passar para um outro órgão do Ministério da Educação, ou vir para Santa Maria — conta Hilo.

Como sempre olhava para aquelas porteiras que nos separavam da cidade com curiosidade para saber o que tinha além, optei por vir para Santa Maria, em 1986. Aqui fiquei 20 anos trabalhando na universidade, sem nenhuma ligação com cultura e afastado das coisas do campo.

Sua entrada no mundo da música e dos festivais aconteceu por acaso, quando um amigo o convidou para conhecer um estúdio de rádio.

— Era uma tarde de sábado, estávamos tomando um chimarrão na sombra do prédio onde morávamos. Ele me convidou para conhecer a Rádio Universidade, onde apresentava um programa. Eu nunca tinha entrado em uma emissora, e disse: ‘Bem, vamos lá então tomar chimarrão e conversar mais’.

 — A partir desse momento começou uma grande mudança na minha vida. Fiquei um período auxiliando-o na produção do programa, fiz um curso profissionalizante na Feplam, em Porto Alegre, viajando para lá todos os finais de semana, até me tornar um profissional de rádio — diz.

Hilo ganhou um programa voltado para transmissões de festivais nativistas.

— Em uma quinta-feira que não lembro o dia, em 1999, foi a minha formatura como radialista, e no domingo já estava em Jaguari, a 100 km daqui de Santa Maria, transmitindo a final de um dos maiores festivais que temos no Rio Grande, o ‘Grito do Nativismo Gaúcho de Jaguari’.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja