Xokleng têm território estendido

A- A A+

Curitiba –
No mês de julho, os índios Xokleng de Terra Ibirama, no município de José Boiteux, região central de Santa Catarina, haviam protestado mais uma vez contra a indiferença dos governantes em relação ao seu estado permanente de miséria (veja AND nº 12). Naquele momento, pediram a remarcação de seu território, com a adição de 23 mil hectares aos 14 mil atuais. Seria uma forma de indenizá-los, ainda que houvesse um enorme decurso de prazo que possibilitou enormes prejuízos causados pela construção da Barragem Norte, iniciada em 1972 dentro das terras Xokleng e causadora de fome e isolamento nas aldeias. Na época, os mil hectares mais férteis dali foram alagados devido às obras.

Os protestos findaram com a promessa do Ministério da Justiça de estudar o caso o mais rapidamente possível. Os índios queriam uma posição até 31 de julho, o MJ pedia 120 dias. Em 13 de agosto, com uma rapidez até surpreendente, foi concedida a adição territorial, com a promessa de instalação pelo Incra das 409 famílias não índias que ocupam as terras reivindicadas, estendidas para os municípios de Doutor Pedrinho, Itaiópolis e Vitor Meireles. O perímetro da reserva será de 110 quilômetros.

Segundo o site do Conselho Indigenista Missionário (www.cimi.org.br), “as reações contrárias a este ato administrativo são intensas no estado de Santa Catarina, principalmente vindas de setores políticos e do governo do estado, anunciando que exigirá a revogação da portaria e revisão dos limites da terra indígena.” Há ainda a expectativa pela demarcação de mais três reservas na região Sul: em Toldo Imbu (SC), Palmas (PR) — dos Kaingang — e Cantagalo (RS) — dos Guarani.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja