Minas Gerais: Professores rompem com sindicato pelego


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, com o apoio dos partidos que compuseram a frente eleitoreira que elegeu Luis Inácio para a gerência do Brasil, tem feito aprovar as reformas administrativas no estado.

A educação, a despeito de toda demagogia eleitoral, está sendo atacada de todos os lados no intento de se cortar gastos no setor. Claro que a maneira mais simples de se cortar gastos é demitindo professores e demais servidores da educação, assim como solapando os direitos históricos dos servidores públicos estaduais.

Outra medida tomada é fundir turmas, provocando uma superlotação de alunos nas salas de aula, acarretado ainda mais dificuldades para lecionar.

A primeira medida tomada pelo governo do estado foi a Resolução 428, que impôs o remanejamento dos professores com formação para lecionar de 1ª a 4ª séries para as aulas de 5ª a 8ª séries, o que implicaria, além da demissão de cerca de 7 mil professores designados, segundo informações do próprio sind-UTE MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), em que professores sem habilitação assumissem as aulas de 5ª a 8ª séries.

Muitos professores acusam a diretoria do sindicato, composta por membros do PT e PCdoB, de tentar refrear a luta da categoria, dizendo que estão contra as reformas, mas aprovando as mesmas na Assembléia Legislativa estadual, conforme a tática da frente eleitoreira no plano nacional.

No dia 20 de agosto, professores excedentes e designados, unidos contra esses abusos do governo, obrigaram o sind-UTE a organizar uma manifestação na SEE (Secretaria Estadual de Educação), o que levou a uma reunião de manifestantes com representantes de SEE. Isso levou a uma nova orientação: “Assumirá aulas no ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e no ensino médio, o professor excedente com habilitação ou qualificação igual ou maior àquela apresentada pelo professor designado a ser dispensado”.

“Essa vitória parcial, entretanto, só foi conseguida graças à luta decidida da categoria, independente dos pelegos que dirigem o sindicato”, disse o informe do Movimento pela Educação Popular (MEP), que tem, entre seus integrantes, professores estaduais.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin