UPP atira para matar em Manguinhos

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/132/12c.jpg
Mãe do jovem assassinado pelos policiais | Foto: Patrick Granja/AND

Na noite do dia 14 de maio, a equipe de A Nova Democracia foi à favela de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, apurar a denúncia de que um jovem teria sido assassinado por PMs da UPP e moradores estariam protestando em repúdio ao crime. Quando chegamos ao interior da favela, nos deparamos com barricadas em chamas e sons de tiros de fuzil. No entanto, poucas pessoas circulavam pelo local.

Nos acessos a Manguinhos, era intensa a circulação de policiais do famigerado Batalhão de Operações Especiais. Um grupo de moradores cercou nossa equipe e começou a denunciar o terror empregado pelo Bope na favela e o assassinato do jovem Jonathan de Oliveira Lima, de 19 anos. O rapaz teria sido baleado nas costas por uma policial militar da UPP identificada pela população como Larissa.

A polícia assassinou o moleque que foi criado comigo, o Jonathan. E agora que nós estamos protestando, o Bope está andando por aí dando choque e xingando os moradores — diz um jovem com o rosto coberto.

— Estava tendo uma confusão entre os moradores e os policiais, e o Jonathan estava passando de bicicleta. Uma policial deu um tiro e acertou nas costas dele e ele caiu no chão. Os policiais não fizeram nada. Foram os moradores que pegaram ele e levaram ele para a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] — diz uma menina que teria presenciado o momento do crime.

Isso tudo é uma maquiagem, esse negócio de UPP é só uma desculpa para colocar polícia na favela para fazer isso aí ó: bater e esculachar morador. Quando nós começamos a protestar, eles deram tiro. E não é tiro para o alto não. Deram tiro em cima de nós — diz uma moradora que não quis se identificar.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja