PMs invadem aula e prendem professor

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Na manhã do dia 13 do mês passado, dois agentes à paisana da Polícia Militar do Paraná foram ao Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no município de Laranjeiras do Sul, invadiram a Sala 301, Bloco A, onde o Professor Elemar do Nascimento Cezimbra ministrava aula de Realidade do Campo Brasileiro para estudantes do curso de Agronomia e o levaram para fora do Campus em seu horário de trabalho.

O Professor Elemar é conhecido por sua atuação em defesa dos movimentos camponeses. Um manifesto redigido pelo corpo acadêmico repudiou o fato afirmando que “a referida invasão foi arbitrária porque fere a legislação em vigor em nosso país, visto que os atos de uma Universidade Pública Federal dizem respeito à Administração Federal, e como tal cabe à Justiça Federal e à Polícia Federal e não é território descoberto pela lei e não cabe à invasão de policiais militares”.

E mais: “Tal invasão desrespeitou a autoridade do Campus que são o seu Diretor Geral, Professor Dr. Paulo Henrique Mayer, a sua Diretora Acadêmica Professora Dra. Cladir Terezinha Zanotelli, e o seu Diretor Administrativo, Técnico Fernando Zatt Schardosin”. Além de ferir “as leis, o estatuto e os regulamentos da Universidade”, a invasão “agride a natureza do trabalho em uma Universidade Pública Federal, correspondendo a situação semelhante ao estado ditatorial”.

Dos 13 pontos descritos no Manifesto, destacamos aqui alguns deles, que colocam os questionamentos:

“10.Diante de tamanho terror perpetrado pelo aparelho policial militar, perguntamos: onde está a justiça do mesmo estado, o estado do Paraná? Que justiça criminosa ordenaria a invasão do Campus de uma universidade federal e de uma sala de aula para retirar um professor para ameaçá-lo, constrangê-lo pelo aparato policial militar estadual?

11.É fato que não pairava nenhuma acusação de crime contra o Professor Elemar que justificasse o crime cometido pelos policiais contra a sua pessoa e a instituição da UFFS, como crime contínuo e duradouro contra a dignidade da pessoa humana, contra a liberdade de pensamento, contra uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, contra uma universidade pública federal e todos que lá trabalham e estudam.”

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de Apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro

E-mail: [email protected]om
Reuniões semanais de apoiadores
todo sábado, às 9h30

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão (In memoriam)
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Taís Souza
Gabriel Artur
Giovanna Maria
Victor Benjamin

Ilustração
Victor Benjamin