“Dr. Saibaba, um firme ativista dos direitos do povo que tomou parte nas campanhas de solidariedade à resistência na Palestina e no Iraque; e nas lutas do povo para a autodeterminação na Caxemira e nos estados do nordeste da Índia... sempre esteve na vanguarda dos movimentos populares contra a “Operação Caçada Verde” e também na luta pela libertação de todos os presos políticos. A guerra do Estado indiano contra o povo, conhecida pelo nome de “Caçada Verde” é uma guerra lançada sobre os mais pobres entre os pobres da Índia Central e Oriental que estão lutando para proteger a terra, a floresta e os recursos naturais contra a ganância das grandes corporações transnacionais”
[Giovani Grasso, Liberdade para o professor Saibaba!, AND nº 131, maio de 2014].

Faixa exibida durante manifestação em Belo Horizonte
Nas edições anteriores de AND noticiamos o sequestro e prisão arbitrária do professor e ativista dos direitos do povo indiano Dr. GN Saibaba dentro da Universidade de Delhi, no último dia 9 de maio. Divulgamos também as manifestações de solidariedade ocorridas em diversos países por sua libertação.
As últimas informações sobre sua situação dão conta de que a tentativa de conseguir uma fiança foi negada em meados de junho. Além disso, as condições da cela em que ele é mantido são terríveis. Segundo informações divulgadas na internet pelo Comitê de Defesa dos Presos Políticos na Índia, o Dr. GN Saibaba pode, atualmente, permanecer fora de sua sela das seis da manhã às seis da noite e só lhe é permitido o acesso a um jornal diariamente.
Ele conta com o auxílio de dois outros prisioneiros políticos em atividades diárias como, por exemplo, ir ao banheiro que se encontra em péssimo estado. Saibaba utiliza cadeira de rodas para se deslocar e a prisão não oferece adaptações necessárias conforme determina a lei. Entre outras dificuldades encontradas, os seus remédios de uso contínuo, como para o controle da pressão arterial, não são fornecidos com regularidade.
Solidariedade internacional
Na edição nº 132, em junho, divulgamos o artigo ‘Campanha internacional pela libertação de G. N. Saibaba’ relatando atividades de apoio na Itália, Inglaterra, Canadá, Noruega, Galícia, USA, Holanda, Suíça e na própria Índia.
Aqui no Brasil, durante as manifestações populares realizadas no mês de junho contra a Copa da Fifa, organizações populares e democráticas exibiram faixas e cartazes exigindo liberdade para Saibaba e para os prisioneiros políticos na Índia.
Na manifestação do dia 23 de junho, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) levantou uma faixa com os dizeres: “Liberdade para o Dr. GN Saibaba! Abaixo a operação Caçada Verde na Índia”.
Nas ruas de grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e também em áreas camponesas, foram fixados cartazes da ‘Campanha Internacional pela Liberdade dos Presos Políticos’.