Pela libertação de GN Saibaba!

A- A A+
Pin It

“Dr. Saibaba, um firme ativista dos direitos do povo que tomou parte nas campanhas de solidariedade à resistência na Palestina e no Iraque; e nas lutas do povo para a autodeterminação na Caxemira e nos estados do nordeste da Índia... sempre esteve na vanguarda dos movimentos populares contra a “Operação Caçada Verde” e também na luta pela libertação de todos os presos políticos. A guerra do Estado indiano contra o povo, conhecida pelo nome de “Caçada Verde” é uma guerra lançada sobre os mais pobres entre os pobres da Índia Central e Oriental que estão lutando para proteger a terra, a floresta e os recursos naturais contra a ganância das grandes corporações transnacionais”

[Giovani Grasso, Liberdade para o professor Saibaba!, AND nº 131, maio de 2014].
http://www.anovademocracia.com.br/133/19a.jpg
Faixa exibida durante manifestação em Belo Horizonte

Nas edições anteriores de AND noticiamos o sequestro e prisão arbitrária do professor e ativista dos direitos do povo indiano Dr. GN Saibaba dentro da Universidade de Delhi, no último dia 9 de maio. Divulgamos também as manifestações de solidariedade ocorridas em diversos países por sua libertação.

As últimas informações sobre sua situação dão conta de que a tentativa de conseguir uma fiança foi negada em meados de junho. Além disso, as condições da cela em que ele é mantido são terríveis. Segundo informações divulgadas na internet pelo Comitê de Defesa dos Presos Políticos na Índia, o Dr. GN Saibaba pode, atualmente, permanecer fora de sua sela das seis da manhã às seis da noite e só lhe é permitido o acesso a um jornal diariamente.

Ele conta com o auxílio de dois outros prisioneiros políticos em atividades diárias como, por exemplo, ir ao banheiro que se encontra em péssimo estado. Saibaba utiliza cadeira de rodas para se deslocar e a prisão não oferece adaptações necessárias conforme determina a lei. Entre outras dificuldades encontradas, os seus remédios de uso contínuo, como para o controle da pressão arterial, não são fornecidos com regularidade.

Solidariedade internacional

Na edição nº 132, em junho, divulgamos o artigo ‘Campanha internacional pela libertação de G. N. Saibaba’ relatando atividades de apoio na Itália, Inglaterra, Canadá, Noruega, Galícia, USA, Holanda, Suíça e na própria Índia.

Aqui no Brasil, durante as manifestações populares realizadas no mês de junho contra a Copa da Fifa, organizações populares e democráticas exibiram faixas e cartazes exigindo liberdade para Saibaba e para os prisioneiros políticos na Índia.

Na manifestação do dia 23 de junho, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (Cebraspo) levantou uma faixa com os dizeres: “Liberdade para o Dr. GN Saibaba! Abaixo a operação Caçada Verde na Índia”.

Nas ruas de grandes cidades, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e também em áreas camponesas, foram fixados cartazes da ‘Campanha Internacional pela Liberdade dos Presos Políticos’.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja