RO: LCP realiza curso de formação política

http://www.anovademocracia.com.br/133/08a.jpg
Realização do curso de formação

Entre os dias 18 e 22 de junho a Liga dos Camponeses Pobres (LCP) de Rondônia e Amazônia Ocidental realizou na cidade de Rolim de Moura um curso de formação política que contou com a participação de mais de 50 lideranças, ativistas e apoiadores de várias áreas de Rondônia e do norte do Mato Grosso.

O curso foi uma iniciativa da Comissão Nacional das LCP para elevar a formação e politização de homens, mulheres e jovens que atuam nas áreas antigas e novas, nos acampamentos ou nos grupos de famílias que estão se mobilizando para novas tomadas.

Durante cinco dias os ativistas participaram de atividades físicas, teóricas, políticas, de organização, de propaganda e culturais.

 Após a abertura, o curso começou com a exibição de vídeos sobre a situação internacional de agravamento da crise econômica do imperialismo e crescimento da resistência dos povos em todo mundo. Sobre a situação nacional debateram sobre a falência da “reforma agrária do governo” e a crise política, econômica e social que se agrava a olhos vistos e que são o material inflamável para o aumento e radicalização dos protestos populares no país. Esta nova fase da luta de classes abre brilhantes perspectivas para a luta popular em geral e para a Revolução Agrária em particular.

http://www.anovademocracia.com.br/133/08a.jpg
Animada atividade cultural

A outra parte do curso foi um estudo aprofundado sobre o balanço apresentado pela Comissão Nacional sobre o período de um ano. A principal causa de nossas dificuldades nos últimos anos, apontada no balanço, é a ofensiva do gerenciamento do oportunismo petista em conjunto com as forças do latifúndio, monopólios de imprensa, aparatos policiais e movimentos oportunistas para desmobilizar as lutas na cidade e principalmente no campo. Houve uma intensa campanha de calúnia, difamação e criminalização com perseguições, prisões e assassinatos de lideranças e ativistas camponeses e indígenas. Os participantes do curso responderam coletivamente um questionário para medir a compreensão de cada um e ajudar a fixar o conteúdo principal.

No terceiro dia os participantes tiveram também uma breve introdução aos modos de produção ao longo da história da humanidade e sobre a história da luta pela terra no Brasil.

Uma das partes mais importantes do curso foi o estudo e debate sobre as “Tarefas para fazer avançar a Revolução Agrária”, seus objetivos, o Programa Agrário e suas 4 tarefas fundamentais, os métodos de organização, sobre a Assembléia Popular e Comitês de Defesa da Revolução Agrária e as 3 tarefas principais para o movimento camponês: 1) Campanhas permanentes de Propaganda da Revolução Agrária; 2) Organização da Assembléia Popular e Comitês de Defesa da Revolução Agrária nas áreas; e 3) Criação de planos de produção baseados nos Grupos de Ajuda Mútua.

NÃO SAIA AINDA… O jornal A Nova Democracia, nos seus mais de 18 anos de existência, manteve sua independência inalterada, denunciando e desmascarando o governo reacionário de FHC, oportunista do PT e agora, mais do que nunca, fazendo-o em meio à instauração do governo militar de fato surgido do golpe militar em curso, que através de uma análise científica prevíamos desde 2017.

Em todo esse tempo lutamos e trouxemos às claras as entranhas e maquinações do velho Estado brasileiro e das suas classes dominantes lacaias do imperialismo, em particular a atuação vil do latifúndio em nosso país.

Nunca recebemos um centavo de bancos ou partidos eleitoreiros. Todo nosso financiamento sempre partiu do apoio de nossos leitores, colaboradores e entusiastas da imprensa popular e democrática. Nesse contexto em que as lutas populares tendem a tomar novas proporções é mais do que nunca necessário e decisivo o seu apoio.

Se você acredita na Revolução Brasileira, apoie a imprensa que a ela serve - Clique Aqui

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Avenida Rio Branco 257, SL 1308 
Centro - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: [email protected]

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também:
https://www.catarse.me/apoieoand

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda (licenciado)
Victor Costa Bellizia (provisório)

Editor-chefe 
Victor Costa Bellizia

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Galhasi de Oliveira
José Ramos Tinhorão 
Henrique Júdice
Matheus Magioli Cossa
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação
Ana Lúcia Nunes
João Alves
Paula Montenegro
Taís Souza
Rodrigo Duarte Baptista
Victor Benjamin

Ilustração
Paula Montenegro