Mercado sim, rua não: please, don’t shoot me!*

A- A A+

http://www.anovademocracia.com.br/133/07a.jpg

Em tempo de copa, tentativa de reeleição e forte repressão policial nas ruas é fundamental discutir a lógica neoliberal que os governos petistas abraçaram. O governo Dilma e o PT em geral adotaram, sem grandes problemas ou questionamentos, o que Foucault chamou de “governo das populações”, ou seja, uma tecnologia do poder que entende como função do governo principalmente a gestão das liberdades por meio da intervenção social (e policial) necessária para garantir o livre fluxo do capital empresarial.

O neoliberalismo – entendido como técnica de governo e não apenas um conjunto de ideias – petista compreende dois lados, que são apenas aparentemente opostos: primeiro, as politicas sociais de inclusão e, segundo, a repressão violenta e antidemocrática da dissidência social (nas ruas e nas periferias). Ou seja: inclui no mercado, oprime nas ruas. Será que, hoje, os governos petistas não estão realizando o programa neoliberal e meritocrático que a velha (e horripilante) direita, em sua ganância de coronel, não soube realizar?

Assumindo o risco de ser fuzilado sob olhos petistas (embora já tenha sido atingido nas ruas mais de uma vez desde junho), fico com a sensação de que é fundamental sugerir que Dilma é, hoje, um grande achado neoliberal.

A copa e seu gigantesco aparato militar são, aliás, excelente demonstração disso: um Estado que move suas forças repressoras em massa contra a dissidência e em favor do lucro empresarial (e, portanto, político). Quem não vê a cada vez mais explícita mescla de nacionalismo futebolístico e lucro empresarial, ou, talvez, a corrosão do primeiro pelo segundo?

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja