Projeto de documentário de AND é premiado na Bolívia

A- A A+
 
http://www.anovademocracia.com.br/135/11a.jpg
Documentaristas que participaram do Bolivia Lab

Entre os dias 23 e 27 de julho aconteceu em La Paz, capital da Bolívia, o VI Bolivia Lab: um laboratório no qual figuras experientes no desenvolvimento de projetos de filmes — como o diretor uruguaio Jose Charlo e a produtora panamenha Irina Ruiz Figueroa — orientam novos cineastas a melhorarem seus projetos e os preparam para a apresentação da ideia para investidores e patrocinadores de cinema, processo que chamam de Pitching.

O jornal A Nova Democracia e AND Produções participaram do Bolivia Lab com o projeto “Rio de Janeiro: Estado de Exceção”, dirigido por Patrick Granja, Ana Lúcia Nunes e Vik Birkbeck. O projeto de documentário aborda a violência das UPPs pela perspectiva de três personagens: Deise Carvalho, ativista e moradora do morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio, que perdeu seu filho assassinado por agentes do Estado em 2009; Maria de Fátima, mãe do dançarino DG, assassinado por PMs da UPP em abril desse ano; e Tiago Firmino, fotógrafo e guia turístico que registra o passo-a-passo da luta dessas duas mães e guerreiras.

Durante todo o laboratório, pudemos melhorar o projeto parte a parte, em especial a apresentação oral e o vídeo de introdução ao tema e ao projeto. Produzidas durante quase cinco anos de trabalho duro de denúncia dos crimes da UPP contra o povo, as imagens de AND chocaram a todos. Na premiação, que aconteceu no Cine 6 de Agosto, Centro de La Paz, o projeto de AND recebeu o prêmio de “projeto documental urgente” e ganhou a assessoria para a distribuição e venda do projeto pela organização Yaneramai Films, uma vez que o projeto esteja pronto.

De uma maneira geral, o Bolivia Lab foi marcado por projetos de peso dirigidos e produzidos pela nova geração do cinema documental latino-americano. Documentários que tratam de questões íntimas do povo latino em projetos do Uruguai, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia e Equador. Foi a primeira edição do Bolivia Lab no qual projetos de documentários foram premiados.

Outro projeto da AND produções que foi aperfeiçoado nas oficinas do Bolivia Lab com a ajuda da produtora boliviana Pamela Gomez Jimenez foi o projeto “Corumbiara: Essa terra é nossa!”, dirigido por Ana Lúcia Nunes e Sérgio Ricardo. O documentário tenta reconstruir a memória das crianças vitimadas pela resistência de Santa Elina, em 1995, Rondônia, o que muitos chamam de Massacre de Corumbiara. Vinte anos, essas vítimas, hoje adultos, retomam suas terras e se reúnem para falar do passado trágico da luta pela terra.

AND saúda o reconhecimento do cinema boliviano pelo trabalho da imprensa e do cinema democrático e popular brasileiro e os graves assuntos que temos a denunciar e ampliar com nossos documentários. Saibam que esse é só o começo de uma longa trajetória de A Nova Democracia pelo cinema documental internacional.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

A imprensa democrática e popular depende do seu apoio

Leia, divulgue e conheça. Deixe seu nome e e-mail para se manter informado
Please wait

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

PUBLICIDADE

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Tel.: (11) 3104-8537
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!
#
#
#

ONDE ENCONTRAR

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja