A notícia da prisão pela polícia do Estado fascista indiano do jovem suíço Jonathan Board, em 29 de julho passado em Kerala tem levantado uma onda de indignação e repulsa internacional. Ele é acusado de ter participado de um ato organizado em Thripayar em memória do falecido dirigente do PCI (Maoísta), Sinoj, mais conhecido como camarada Rajan.

Jonathan Board, de camisa azul
O Comitê pela Libertação dos Presos Políticos de Kerala fez um chamamento a Comunidade Internacional exigindo a libertação incondicional do jovem suíço que reproduzimos nas páginas de AND.
Convocação à defesa de Jonathan Board
Nota de M.N. Ravunni, vicepresidente do Comitê pela Libertação dos Presos Políticos
A prisão pela polícia de Kerala, sob frágeis acusações, do cidadão suíço Jonathan Board, que veio a Kerala com um visto de turista, é altamente discriminatória e tem motivos obscuros.
Após a sua prisão, tentando justificá-la, a própria polícia de Kerala está fabricando notícias falsas de que “Jonathan tem vínculos com os maoístas e que veio tomar parte em uma reunião comemorativa organizada por eles para expressar seu respeito ao combatente guerrilheiro maoísta Sinoj, que se converteu em mártir em uma explosão acidental ocorrida em 16 de junho de 2014”.
A polícia declarou igualmente que Jonathan interveio na reunião, e que, portanto, violou a Lei de Estrangeiros.
A polícia empreendeu ações contra ele e o encarcerou em uma masmorra na denominada Sub-prisão Iringalakkuda, no distrito de Thrissur, em Kerala.
Eu presidi o Comitê em Memória de Sinoj, organizei a reunião e fui o principal orador. Quero declarar que Jonathan nem foi convidado à reunião e nem foi um dos oradores. Ele não interveio na reunião, como a polícia está tratando de apresentar de forma sinistra.
Segundo Jonathan, ele veio à reunião só por curiosidade, uma vez que é uma pessoa de ideias de esquerda. Ele obteve a informação sobre a realização da reunião através de um diário de notícias inglês. Escutou até o fim os discursos proferidos durante o ato, adquiriu algumas cartilhas em inglês. Quando a reunião havia acabado, o próprio Jonathan se aproximou dos organizadores e expressou seu desejo de apresentar-se aos presentes que haviam começado a se dispersar.