Jovem suíço é refém do velho Estado indiano

A- A A+

A notícia da prisão pela polícia do Estado fascista indiano do jovem suíço Jonathan Board, em 29 de julho passado em Kerala tem levantado uma onda de indignação e repulsa internacional. Ele é acusado de ter participado de um ato organizado em Thripayar em memória do falecido dirigente do PCI (Maoísta), Sinoj, mais conhecido como camarada Rajan.

http://www.anovademocracia.com.br/136/20.jpg
Jonathan Board, de camisa azul

O Comitê pela Libertação dos Presos Políticos de Kerala fez um chamamento a Comunidade Internacional exigindo a libertação incondicional do jovem suíço que reproduzimos nas páginas de AND.

Convocação à defesa de Jonathan Board

Nota de M.N. Ravunni, vicepresidente do Comitê pela Libertação dos Presos Políticos

A prisão pela polícia de Kerala, sob frágeis acusações, do cidadão suíço Jonathan Board, que veio a Kerala com um visto de turista, é altamente discriminatória e tem motivos obscuros.

Após a sua prisão, tentando justificá-la, a própria polícia de Kerala está fabricando notícias falsas de que “Jonathan tem vínculos com os maoístas e que veio tomar parte em uma reunião comemorativa organizada por eles para expressar seu respeito ao combatente guerrilheiro maoísta Sinoj, que se converteu em mártir em uma explosão acidental ocorrida em 16 de junho de 2014”.

A polícia declarou igualmente que Jonathan interveio na reunião, e que, portanto, violou a Lei de Estrangeiros.

A polícia empreendeu ações contra ele e o encarcerou em uma masmorra na denominada Sub-prisão Iringalakkuda, no distrito de Thrissur, em Kerala.

Eu presidi o Comitê em Memória de Sinoj, organizei a reunião e fui o principal orador. Quero declarar que Jonathan nem foi convidado à reunião e nem foi um dos oradores. Ele não interveio na reunião, como a polícia está tratando de apresentar de forma sinistra.

Segundo Jonathan, ele veio à reunião só por curiosidade, uma vez que é uma pessoa de ideias de esquerda. Ele obteve a informação sobre a realização da reunião através de um diário de notícias inglês. Escutou até o fim os discursos proferidos durante o ato, adquiriu algumas cartilhas em inglês. Quando a reunião havia acabado, o próprio Jonathan se aproximou dos organizadores e expressou seu desejo de apresentar-se aos presentes que haviam começado a se dispersar.

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja