Professores da Unimontes em greve

A- A A+
Pin It
Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia

Os professores da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) decidiram paralisar suas atividades desde o dia 13 de agosto, e em assembleia do dia 18 deliberaram greve por tempo indeterminado. As assembleias se encontram lotadas e os professores muito revoltados com a situação que o Estado criou após a deliberação do STF de inconstitucionalidade da Lei Complementar 100 que efetivou sem concurso quase 100 mil trabalhadores, quase todos da área de educação de Minas Gerais.

A primeira reivindicação dos professores é a realização imediata de concurso público para a Universidade, que não acontece há 12 anos. Depois da decisão do STF, este já foi adiado uma vez e, caso o estado de Minas e a reitoria não se comprometam de fato a realizá-lo, muitas atividades da Universidade estarão comprometidas, pois mais de 60% dos professores da Unimontes foram atingidos pela chamada Lei 100.

Sem o concurso e a efetivação dos professores, a maioria dos projetos de pesquisa e extensão da universidade não será mais viabilizada, pois os professores só poderão ser contratados para dar aulas. Estudantes e professores perderão bolsas e programas de mestrado. Até programas realizados pelo Hospital Universitário, que atende parte da população de Montes Claros, serão afetados. Além disso, os professores reivindicam direitos trabalhistas que estão sendo desrespeitados  pelo governo de Minas.

A adesão à greve até agora é grande. Os professores não têm nada a perder e a universidade está sendo ainda mais sucateada, sofrendo prejuízos imediatos possivelmente irreversíveis.

LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond
Sebastião Rodrigues
Vera Malaguti Batista

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja