34º ENEPe: estudantes de Pedagogia na linha de frente da defesa da educação pública

A- A A+
http://www.anovademocracia.com.br/137/13a.jpg
Ativista Elisa Quadros, a "Sininho", falou sobre a criminalização das lutas populares

Dos dias 23 a 30 de agosto aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife, o 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe).

O ENEPe é um evento de caráter científico, político e cultural da maior importância para o Movimento Estudantil de Pedagogia – MEPe, e é organizado anualmente desde 1980.  Ao longo destes anos tem debatido temas centrais acerca dos desafios da educação pública do Brasil e permitido uma ampla troca de experiências entre estudantes das mais variadas regiões do país, além de garantir o impulso da organização estudantil em diversas lutas em defesa da educação pública, gratuita, democrática e vinculada aos interesses do povo.

http://www.anovademocracia.com.br/137/13b.jpg
Uma das mesas de debate do encontro

O MEPe tem sido uma vanguarda desde 2004, quando rompeu relações com a UNE pelega e governista, e vem travando uma ferrenha luta contra o oportunismo dentro do movimento estudantil e por mais democracia nas universidades.

O 34º ENEPe tem o acúmulo político das jornadas de junho/julho de 2013 e por isto carregou como título “Educação Padrão – Fifa(!?): Os desafios do movimento estudantil de Pedagogia”.

As mesas centrais abarcaram temas como: Situação Política, com a participação do professor Fausto Arruda, do conselho editorial de AND, e da ativista Elisa Quadros, da Frente Independente Popular (FIP-RJ); Movimento Estudantil; Democracia nas escolas e universidades; Educação no campo e questão agrária, entre outros.

http://www.anovademocracia.com.br/137/13c.jpg
Atividade cultural

Além das mesas, rodas de diálogo discutiram sobre os 50 anos do golpe militar, com a participação do ex-preso político e autor da biografia do histórico comunista José Duarte, o professor Luiz Momesso; Capitalismo Burocrático e Educação; Criminalização dos movimentos sociais, etc.

Mais de 1.500 estudantes de vários estados e cidades do país participaram das atividades do evento. Diversas organizações democráticas também tiveram sua participação de forma interventiva nas mesas, rodas de diálogo, grupos de discussão, etc. Entre estas estavam: Moclate (Movimento Classista dos Trabalhadores em Educação), RECC (Rede Estudantil Classista e Combativa), MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionário), LCP (Liga dos Camponeses Pobres), etc.

O jornal A Nova Democracia esteve presente durante todo o evento participando de atividades diversas, compondo mesa de debate e realizando intervenções, brigadas de divulgação e banquinhas.

Conteúdo exclusivo para assinantes do jornal A Nova Democracia
LEIA TAMBÉM

Edição impressa

Endereços

Jornal A Nova Democracia
Editora Aimberê

Rua Gal. Almério de Moura 302/4º andar
São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2256-6303
E-mail: anovademocracia@gmail.com

Comitê de apoio em Belo Horizonte
Rua Tamoios nº 900 sala 7
Tel.: (31) 3656-0850

Comitê de Apoio em São Paulo
Rua Silveira Martins 133 conj. 22 - Centro
Reuniões semanais de apoiadores
toda segunda-feira, às 18:45

Seja um apoiador você também!

Expediente

Diretor Geral 
Fausto Arruda

Editor-chefe 
Mário Lúcio de Paula
Jornalista Profissional
14332/MG

Conselho Editorial 
Alípio de Freitas (In memoriam)
Fausto Arruda
José Maria Oliveira
José Ramos Tinhorão 
José Ricardo Prieto
Henrique Júdice
Hugo RC Souza
Mário Lúcio de Paula
Matheus Magioli
Montezuma Cruz
Paulo Amaral 
Rosana Bond

Redação 
Ellan Lustosa
Mário Lúcio de Paula
Patrick Granja